Obras cinematográficas costumam fazer sucesso por apresentarem histórias envolventes e marcantes. Mas, além do entretenimento, elas também podem servir como uma ótima ferramenta para ampliação de seu repertório sobre questões sociais. Muitos filmes trazem reflexões e questionamentos importantes acerca de assuntos fundamentais da sociedade como racismo, religião e desigualdade social. Desse modo, o seu conteúdo pode ser um diferencial na hora de escrever uma redação.
Confira agora uma seleção com alguns desses filmes!
Em primeiro lugar, trazemos um obra colaborativa de Spike Lee e Jordan Peele. A narrativa se passa nos anos 70 e conta a história de um homem chamado Ron Stallworth. Ele é um policial negro que resolve se infiltrar no grupo supremacista Ku klux klan visando desarticula-lo. Assim, com bom humor e uma pitada de sarcasmo, o filme dá luz a questões como o racismo e o genocídio de pessoas negras nos Estados Unidos, fazendo um paralelo com a atualidade.
Premiado filme do diretor Bong Joon-ho, essa obra sul coreana traz a história da relação conflituosa entre duas famílias: os Kim e os Park. A diferença na realidade de vida de cada uma dessas pessoas leva a uma trama de suspense muito inteligente e de tirar o fôlego. Indicado a 6 categorias do Oscar em 2020, a obra venceu 4 delas. Além disso, se tornou um filme indispensável para pensar sobre a luta de classes e a desigualdade social.
Por fim, apresentamos uma produção Netflix. Numa prisão em formato vertical, conhecida como O Poço, o protagonista Goreng divide cela com o personagem Trimagasi, velho detento. Ali, durante longos dias eles serão obrigados a lutar pela sobrevivência num jogo de vida ou morte que expõe o lado mais egoísta e cruel do ser humano. Desse modo, o filme retrata de maneira visceral as feridas expostas de uma sociedade hierarquizada e gananciosa.
E aí? Gostou das dicas de filmes sobre problemáticas sociais? Então deixe aqui o seu comentário!