A organização nos estudos é indispensável para garantir sua eficácia pois afeta a produtividade. Assim, até mesmo os pequenos detalhes fazem diferença.
No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em manter os estudos de forma organizada. Pensando nisso, apresentamos 5 técnicas para facilitar a organização. Confira!
Primeiramente, é preciso ter organização quanto às matérias que você precisa estudar. Desse modo, a melhor forma de fazê-lo é criar um quadro de estudos, planilha ou cronograma. Assim será possível detalhar os assuntos e distribuir cada um deles temporalmente. Desse modo, você evitará esquecer de algum assunto na sua rotina de estudo e saberá de quanto tempo dispõe para cada um.
Além de distribuir os assuntos em um quadro, com horários e datas estipulados, estabeleça uma meta diária. Ao determinar os objetivos do dia, você se manterá focado em cumprir o que é mais importante de acordo com sua organização.
Outro detalhe importante para manter a organização nos estudos é ter os materiais sempre ao seu alcance. Então, se puder, mantenha tudo em uma mesma estante ou próximo à mesa na qual você estuda. Se não for possível, todos os dias, antes de estudar, confira no seu planejamento as matérias e os assuntos do dia e ponha sobre a mesa de estudo todos os materiais dos quais você precisará.
O método Pomodoro consiste em uma forma de gestão de tempo nos estudos. Desse modo, você pode, por exemplo, estudar por 30 minutos e descansar por 5 minutos. Ao final, você repete o ciclo até encerrar o seu tempo de estudo. Com o método Pomodoro, além de organizar o tempo, o estudante dá momentos de descanso ao cérebro.
Por fim, mantenha os materiais das disciplinas sempre bem separados. Então, guarde as apostilas e cadernos em pastas distintas ou crie pastas separadas no seu computador. Assim, com pastas organizadas por disciplinas e assuntos, você terá mais facilidade no momento do estudo.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário.