A redação é um quase sempre requisitada na maioria dos concursos e provas de vestibular. Além disso, recrutadores também costumam exigir a redação de um texto com o objetivo de avaliar as competências de escrita dos candidatos. Nesse sentido, os formatos podem variar de acordo com a função pleiteada. Uma característica comum às redações é que costumam ter uma linguagem formal e impessoal. Veja abaixo as características de uma redação técnica.
Uma redação técnica é aquela usada para escrever textos estatais, geralmente elaborados por instituições governamentais e direcionadas a população, ou a corporação privadas. Nela, o autor se distancia da mensagem, e expõe as informações e dados sem exprimir opiniões pessoais ou juízo de valor a respeito do assunto em questão. Portanto, é um pouco diferente da redação exigida no Enem, por exemplo, que exige a defesa de um ponto de vista.
A redação técnica exige um alto grau de formalidade, visto que deve estar de acordo com a norma culta da língua. Portanto, não há espaço para as variantes da linguagem verbal. Além disso, o texto deve ser coeso, objetivo e simples, evitando o uso exagerado de adjetivos e dispensando qualquer detalhe que não tenha propósito comunicativo.
Há alguns formatos muito conhecidos que se enquadram no gênero de redação técnica. Eles, geralmente, circulam entre o público. Contudo, podem ser também utilizados por corporações privadas. São eles: a carta, o memorando, o ofício, o requerimento, a ata, e o relatório.
Antes de escrever uma redação é necessário definir o objetivo, a intenção e o conteúdo da mensagem. A partir disso, há a necessidade de escolher o gênero e o formato adequado. A depender de para qual grupo se destina o texto, é crucial identificar o destinatário, quer sejam superiores, colegas de hierarquia ou gerenciados. Desse modo, será possível usar os pronomes de tratamento corretos. Outra informação que deve constar nesse tipo de documento é a data e o local. Os dados também devem ser claros e coerentes com o propósito do texto.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda Como estudar as obras literárias da lista do seu vestibular.