Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) há a cobrança de uma língua estrangeira (espanhol ou inglês) que deve ser escolhida pelo participante no momento da inscrição.
Após a inscrição, não há mais como voltar atrás na escolha da língua, então só resta estudar. Se você optou por inglês, esse texto vai te ajudar a estudar para o Enem. Confira nossas dicas abaixo!
Uma característica marcante das provas de língua estrangeira do Enem é a variedade de gêneros textuais. É possível que apareçam textos em diversos formatos, como, por exemplo, tirinhas, charges, posts de blogs, letras de música, poesias, anúncios, artigos de jornais e revistas etc.
Nesse sentido, uma boa forma de se preparar para a prova de inglês é ler com frequência textos em inglês nos gêneros mais presentes no exame e interpretá-los nos momentos de estudo.
A resolução de provas de edições anteriores do Enem sempre ajuda muito no processo de preparação para prestar o exame. Invista alguns minutos do seu estudo para resolver questões de inglês, assim, você perceberá com maior facilidade o padrão das provas, além entrar em contato com os gêneros textuais mais comuns.
As questões de inglês no Enem são, sobretudo, questões de interpretação de texto. Nesse sentido, é fundamental distinguir se a questão pede uma localização, quando o aluno só precisa localizar um trecho exato no texto para garantir a resposta, ou se a questão exige interpretação pura.
Na interpretação pura o participante não encontrará a resposta em um trecho específico do texto, mas precisará deduzir a resposta a partir da ideia central de sua totalidade. Nesse sentido, é bom se preparar para os dois tipos de questões.
Muitos pecam no Enem pela falta de atenção na leitura dos enunciados, que costumam ser mais longos, porém, é no enunciado que está a chave para a resolução das questões. Logo, o participante deve ter bastante atenção na leitura do enunciado para identificar exatamente o que ele exige e identificar as palavras-chave.
Com a identificação dos elementos principais do enunciado da questão, será mais simples buscar os elementos no texto.
Essa é uma excelente dica para aqueles que estão estudando inglês para o Enem, pois as questões do exame nunca tiveram a gramática como foco, mas a interpretação de textos. Contudo, o participante que tiver algum domínio quando à gramática da língua terá mais facilidade para interpretar os textos. Então, não é necessário se prender à gramática, mas não é bom ignorá-la por completo.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/enem-2020-dicas-para-mandar-bem-na-prova-de-espanhol/