Empreendedorismo

Dicas antes de comprar uma franquia

Ao comprar uma franquia, você está comprando um sonho, um projeto de vida. Então, é preciso cuidar para não entrar em ciladas! Por isso que hoje, nós vamos indicar dicas antes de comprar uma franquia.

Dicas antes de comprar uma franquia — Reprodução Canva

Sabemos que qualquer negócio envolve riscos e a compra de uma franquia, apesar de ter risco reduzido, ainda possui. Dessa forma, existem coisas que você precisa saber antes de comprar uma franquia e se decepcionar com o negócio.

Não compre franquia antes de ver essas dicas

Na sequência, vamos dar dicas de cuidados que você precisa ter antes de comprar uma franquia, uma vez que você pode ter arrependimentos depois da compra. Aí, não adianta falar: “Se eu soubesse, não tinha comprado!”.

1ª Dica: Faça uma avaliação sobre o seu perfil pessoal

Você precisa saber se vai se identificar com o ramo de franquia que escolher. Assim, se você é introspectivo, procure uma franquia em que você não tenha que trabalhar com vendas, por exemplo. Agora, se você for uma pessoa comunicativa, trabalhar com vendas é tudo de bom para você. 

Outra questão é respeitar os seus gostos. Dessa forma, se você não gosta de trabalhar no final de semana, não adquira uma franquia do setor de alimentação, por exemplo. O indicado é uma franquia de funcionamento durante os dias úteis.

2ª Dica: Depois que você escolher o setor de franquia que pretende atuar, é preciso determinar o segmento

Assim, pesquise as franquias com os segmentos que você espera trabalhar.

Veja, por exemplo: você determina que se identifica com o setor de prestação de serviços. Muito bem! O que você se vê fazendo dentro deste setor que possui muitos segmentos. Entre eles: serviços automotivos, serviços de reforma de casas e empresas, eletricista, encanador, passeador de cachorros, serviços de leva e trás de animais de estimação. 

Percebeu a grande variedade de atividades que você pode estar trabalhando? Então procure definir o segmento, para depois, optar por uma marca de franquia que seja deste segmento.

3ª Dica: Procure saber sobre a história do franqueador

Saiba o histórico da marca, quanto tempo está no mercado, quantas unidades franqueadas possui, afinal, para dar o suporte adequado ao franqueado, a franqueadora precisa ter experiência no mercado. 

A não ser que você prefira crescer junto com a franqueadora.

4ª Dica: Constate se a franquia está associada à ABF (Associação Brasileira de Franquias)

Para pertencer à ABF, a franquia já passa por uma triagem de qualidade bem séria, o que dá maior garantia de credibilidade.

Além disso, a ABF pesquisa a empresa e seus processos de produção antes de aprovar sua participação.

5ª Dica: Leia com atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia) da empresa franqueadora de seu interesse

A legislação sobre franquias, obriga a franqueadora a apresentar a COF para o franqueado, e nela terá todas as informações do negócio. Na verdade, a COF é o raio-x da empresa, onde tem todas as regras, deveres e direitos dos franqueados e da franqueadora.

Assim, analise todos os itens constantes no documento e, se necessário, peça ajuda para um profissional especializado. Vale a pena o investimento: às vezes pequenos detalhes não são apresentados e depois são cobrados.

6ª Dica: Procure conversar com outros franqueados

A COF deve informar o nome e o endereço dos outros franqueados. Procure conversar com eles e conhecer como funciona a franquia na prática e quais as dificuldades que possuem ao trabalhar com determinada empresa.

7ª Dica: Faça um estudo do mercado e da concorrência

Ao abrir um novo negócio, você precisa saber se no local pretendido é permitido que algo do gênero seja aberto. Por exemplo, sabemos que em bairros residenciais não é possível abrir uma danceteria. Mas isso depende do Plano Diretor da Cidade. Procure se informar antes de abrir a sua unidade.

Além disso, perceba se os produtos oferecidos pela franquia possuem clientes na sua região de atendimento. Afinal, de nada adianta abrir uma empresa de sapatos masculinos num local em que a maioria das pessoas são pescadores, por exemplo, pois eles utilizam em seu dia a dia chinelos ou botinas. Assim, somente comprarão sapatos para ocasiões especiais.

8ª Dica: Guarde parte do seu dinheiro para investir no capital de giro

Comprar uma franquia não envolve somente o investimento inicial, você precisa se manter pelo tempo em que a franquia começar a dar a lucratividade. Isso pode demorar alguns meses, considerando o grau de sazonalidade existente no negócio.

Por fim, fique atento a tudo que foi apresentado aqui hoje e, assim, tenha certeza que sabe tudo que é preciso para abrir sua franquia!