Concursos: Como não Esquecer o Conteúdo Estudado? Confira!

Algumas dicas especiais para auxiliar sua memorização

Um problema para a maioria das pessoas que estão se preparando para concurso público é  memorizar bem o conteúdo e lembrar-se de tudo na hora da prova. Para memorizar o conteúdo, a primeira dica é fazer resumo sobre o que foi estudado. O resumo é uma forma de colocar de forma simplificada o que foi entendido, dando ao cérebro uma chance para processar o conteúdo. Mas não é um resumo transcrevendo trechos de textos sobre o assunto, deve ser algo feito totalmente por você, para melhorar seu entendimento é preciso repassar a matéria.

Além disso, ele deve ser curto, pois não é só fazer o resumo, repassa-lo sempre é importantíssimo para ajudar a fixar o conteúdo, então se ele for muito grande gastará muito tempo para repassá-lo, uma página é o máximo necessário.

Procure fazer mapas mentais, com desenhos, tabelas, diagramas e elementos intuitivos, estudos já comprovaram que eles melhoram muito o entendimento e fixação.

O segundo passo é repassar o conteúdo de forma autoexplicativa. Parecido com o resumo, fazer isso fará você sair do campo da leitura e entrar no campo do entendimento.Sempre que terminar um conteúdo, pare e explique para si mesmo tudo o que leu e entendeu, utilize como se estivesse dando uma aula, porém você é o aluno.

Para não esquecer o conteúdo também é importante realizar pequenas provas e simulados, sempre que estudar busque fazer simulados e exercícios de matérias que você já supostamente aprendeu.Isso fará seu cérebro entender que hora ou outra você precisará dessas informações e deixá-las-á em locais onde você lembrará facilmente.

Outra dica para absorver bem o conteúdo é associar os conteúdos. Principalmente quando o que se precisa decorar são números, ordens e listas.Associar um número a uma data importante para você é uma boa dica. Por exemplo: se a pergunta for sobre a idade de alguém ou instituição importante, você pode fazer um vínculo com a idade de alguém importante em sua vida.

Essas dicas são as mais importantes se você deseja memorizar algum conteúdo sem se perder na hora da prova, tente coloca-las em pratica que os resultados serão incríveis.

Como evitar distrações ao estudar para concursos? Confira

Estudar é um ato muito importante e essencial para os concurseiros. Para ter um bom desempenho e alcançar o resultado esperado, é preciso focar nos estudos, evitando quaisquer outros tipos de distrações desnecessárias.

Porém, evitar distrações nem sempre é fácil, afinal, muitas vezes, qualquer coisa em nossa volta, parece ser mais interessante que os estudos, não é?

Por isso, criamos aqui 7 dicas sobre como evitar distrações ao estudar:

1 – Escolha um ambiente do qual você possa ficar sozinho para estudar

Para conseguir estudar bem, é fundamental escolher um local calmo e tranquilo, sem muitas pessoas em volta, ou de preferencia, nenhuma. Isso porque, mesmo sem querer, as pessoas acabam tirando a atenção de quem está estudando, seja iniciando conversas com a pessoa, seja vendo vídeos no celular ou assistindo televisão. Por isso, ao estudar, opte por um lugar com menos pessoas possíveis.

2 – Se você estuda pelo computador, não abra janelas de sites desnecessários

As redes sociais e sites de notícia já fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas. Porém, na hora do estudo, elas devem ser evitadas, principalmente porque muitas pessoas quando entram nesses sites, levam horas para sair. Foque em ficar algumas horas sem entrar neste site.

3 – Deixe o celular no vibratório

Outra coisa que distrai muitas pessoas na hora do estudo é o celular. Muitas pessoas quando estão estudando, ouvem o toque do celular de alguma mensagem, e começam a responder, conversar e deixam os estudos de lado. Por isso, evite usar o celular durante esse momento. Deixe-o no vibratório ou se preferir, coloque em modo avião para não ter interrupções.

Veja também: 5 Dicas Básicas para Aprovação em Concurso Público

4- Escolha ambientes de acordo com o seu agrado e que estimulem a concentração

As pessoas são diferentes, mas em qualquer situação, é ideal optar por ambientes e locais que estimulem a concentração ao invés de prejudica-la. Pessoas que gostam de coisas organizadas, uma ótima opção para se fazer é arrumar sua mesa de estudos antes de começar a estudar.

5 – Escolha horários que você seja mais produtivo

Perceba em você quais são os horários nos quais você consegue ser mais produtivo, como manhã, tarde ou noite. Escolha esse horário para estudar, pois sua concentração provavelmente estará em alta.

6 – Priorize o silêncio ou músicas para ajudar na concentração

Muitas pessoas preferem estudar em silencio. Para essas pessoas, qualquer barulho, ainda que pequeno, como de um ventilador ou até mesmo de um cachorro latindo, pode atrapalhar sua concentração e rendimento. Se você for desse tipo de pessoa, evite todos os barulhos possíveis.

Caso goste de músicas, opte por alguma que te ajude na concentração ou até mesmo músicas específicas para estudar. Mas cuidado ao ouvir músicas muito relaxantes, pois elas podem te dar sono!

7 – Evite o sono

Muitas vezes, o estudo pode parecer tedioso, e por isso, o sono pode vir. O ideal é dormir bem a noite e se possível, tomar uma xícara de café na manhã para evitar que o sono te domine e você consiga se manter acordado e disposto enquanto estuda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.