Todos nós sabemos que a prova do ENEM aborda questões de língua na sessão de Linguagens. E uma dessas línguas é justamente o inglês.
Além disso, questões de inglês aparecem também nos principais vestibulares do país. Dessa maneira, é essencial que você domine a gramática da língua inglesa para responder as questões corretamente
O artigo de hoje vai abordar um dos principais tópicos da gramática da língua inglesa: o simple past.
É fundamental que você entenda como utilizar corretamente o simple past. Isso porque, é praticamente impossível obter um nível avançado de inglês sem o domínio desse tempo verbal.
O passado simples, denominado de simple past, dos verbos regulares da língua inglesa é marcado pela presença do sufixo ed. Já os verbos irregulares, por sua vez, possuem formas próprias e que não seguem essa regra. Dessa maneira, caso surja alguma dúvida você deverá consultar a tabela do passado dos verbos irregulares que pode ser facilmente encontrada em livros didáticos e na internet.
Em frases afirmativas, a estrutura do simple past deve ser, basicamente: sujeito + verbo no passado + complemento da sua oração.
Exemplo:
Agora vamos analisar a estrutura das frases negativas. Nesse tipo de frase, por sua vez, é necessário utilizar o auxiliar “did” ao lado da palavra “not”. Vale ressaltar que essa regra é válida para todas as pessoas. Além disso, o auxiliar deve ser colocado sempre depois do sujeito. Por fim, é válido destacar que esse sujeito pode estar presente na oração tanto em sua forma completa, ou seja, “did not”, como também em sua forma abreviada, ou seja, “didn’t”. O uso da forma abreviada é muito comum em textos informais e em músicas.
Ainda, uma vez que estamos utilizando o verbo auxiliar em seu tempo passado, “did”, o verbo principal deve aparecer sempre no infinitivo e sem o “to”. Além disso, o verbo nunca deve ser conjugado no tempo passado.
Exemplo:
Nas frases interrogativas, por sua vez, assim como nas negativas, é necessário utilizar o auxiliar “did”. Dessa maneira, vale relembrar que aqui o verbo nunca deve vir conjugado. Na construção de frases interrogativas, você deverá colocar primeiro o auxiliar “did”. Depois dele, você deverá colocar o sujeito e, por último, o verbo no infinitivo sem “to”. Além disso, não se esqueça de inserir o complemento da sua oração logo após todos esses elementos.
Exemplo: