Diagnóstico empresarial é uma forma obter uma visão global, clara e objetiva da empresa e através dele basear suas decisões.
Sendo assim, o objetivo do diagnóstico empresarial é levantar os pontos fortes e fracos da empresa em todos os seus aspectos, pois, através desse levantamento é possível promover informações que auxiliem na criação do planejamento estratégico ou em sua readequação.
Desse modo, ajuda a identificar o problema, levantando suas possíveis causas e permitindo implantar as soluções necessárias.
O diagnóstico empresarial é feito através de perguntas simples, porém claras e objetivas, como por exemplo, “o que a empresa deve fazer diante de tal cenário?” ou “Como melhorar o clima organizacional?”, “Esse investimento é realmente necessário?”, dentre outras.
Com o objetivo de identificar qualquer desarmonia dentro da empresa ou entre a empresa e o seu mercado de atuação, essa é uma ferramenta recomendável mesmo para empresas que estão com o resultado positivo, pois permite saber exatamente onde implantar alguma melhoria.
De maneira simples, podemos dividir o diagnóstico empresarial em três passos: Coleta de informações, análise e planejamento.
O primeiro passo é a coleta das informações, ou seja, primeiramente são feitas as perguntas certas para obtenção de respostas assertivas. Essas perguntas podem ser feitas direcionadas a empresa como um todo, porém são mais efetivas quando feitas de forma individual, ou seja, direcionas aos departamentos da empresa, nas áreas de marketing, vendas, financeiro, recursos humanos etc.
O segundo passo é analisar as informações coletadas, organizando-as de maneira objetiva e clara, pois esses resultados auxiliarão no processo de tomada de decisão. O terceiro passo é levantar as soluções para os problemas apresentados e viabilizar as oportunidades levantadas.