O volume de vendas para o Dia dos Namorados deverá atingir a marca de R$ 2,54 bilhões em 2023. Pelo menos é o que aponta a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Embora o faturamento seja bastante expressivo, representa uma queda de 2,2% na comparação com a movimentação financeira real observada no ano passado. Confira abaixo o volume de vendas no varejo para o Dia dos Namorados nos últimos anos:
Ainda assim, os comerciantes do varejo brasileiro poderão comemorar o resultado, já que o valor financeiro deverá ficar semelhante ao volume registrado em 2019 (R$ 2,53 bilhões), último ano antes da pandemia da covid-19.
“Mesmo que o cenário macroeconômico não esteja favorável, o fato de que as vendas do varejo devem ficar no mesmo patamar de antes da pandemia é algo a ser comemorado“, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Em resumo, a pandemia da covid-19, decretada em março de 2020, impactou diversos setores e atividades em todo o mundo. Como a crise sanitária obrigou milhões de pessoas a fazerem isolamento social, o Dia dos Namorados acabou sendo bastante afetado, assim como as datas comemorativas, no geral.
Antes da pandemia, as vendas físicas se destacavam no país, figurando como a principal escolha dos consumidores. No entanto, com a chegada da crise sanitária, muitas pessoas passaram a realizar as compras de maneira online, enquanto outras simplesmente suspenderam os gastos.
Vale destacar que a pandemia também provocou a perda de milhões de empregos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Além disso, muitos trabalhadores sofreram com a redução da jornada de trabalho e, consequentemente, com a diminuição da renda.
Em 2020, foi registrada uma queda histórica de 18,9% na comparação com o ano anterior. Aliás, a recuperação desse tombo só ocorreu inteiramente em 2022, quando as vendas no Dia dos Namorados dispararam 28,4% no país.
De acordo com o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o faturamento para o Dia dos Namorados deverá recuar neste ano devido a uma combinação de fatores.
“A elevada proporção de comprometimento e inadimplência das famílias brasileiras evidencia a situação de juros altos e inflação resistente que prejudica o poder de compra“, disse Bentes.
Embora a taxa inflacionária venha desacelerando nos últimos meses, o nível dos continua muito elevado no país. Segundo o Banco Central, os juros bancários atingiram o maior percentual dos últimos cinco anos (59,6%)
Além disso, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também realizada pela CNC, revelou que 29,7% dos rendimentos das famílias estão comprometidos com o pagamento de dívidas. Assim, não haverá muito dinheiro livre para comprar presentes no Dia dos Namorados.
A CNC também revelou quais setores deverão se destacar em 2023. Em suma, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá concentrar 41% das vendas realizadas no Dia dos Namorados.
A propósito, veja abaixo os setores que serão os destaques da data comemorativa neste ano:
Em síntese, o ramo de vestuário deverá ter perdas de 6,4% em suas vendas neste ano, apesar do volume expressivo. Da mesma forma, o grupamento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos também deverá vender menos no Dia dos Namorados de 2023 (-4,2%). Por outro lado, as vendas do segmento de farmácias e perfumarias deverão crescer 2,3% em relação a 2022.
A CNC também revelou que o maior volume das vendas nacionais deve se concentrar em poucos estados. Em resumo, quatro locais deverão ser os destaques em neste ano, concentrando cerca de 60,5% do volume financeiro esperado para o Dia dos Namorados.
Veja abaixo quais são os estados que terão papel importante em 2023:
A saber, esses quatro estados serão os destaques do Dia dos Namorados em 2023 em termos regionais. Paraná (R$ 169,5 milhões), Santa Catarina (R$ 140,3 milhões), Bahia (94,2 milhões) e Goiás (R$ 80,2 milhões) também deverão ter uma movimentação financeira expressiva neste ano, segundo a CNC.