Detalhes no Currículo Direcionam Sua Carreira

Direcionamento do seu currículo pode alterar a sua trajetória profissional 

O direcionamento assertivo do seu currículo pode mudar a sua trajetória profissional. Por isso, é importante que se atente a alguns pontos primordiais na construção do seu currículo.

 Sendo assim, veja algumas dicas que trouxemos para que você possa aumentar as chances de ser convidado a uma entrevista de emprego, alcançando seus objetivos profissionais.

Informações pessoais

Primeiramente, é importante que você tenha atenção às suas informações pessoais. Sendo assim, não insira número de documentos ou filiação. Além disso, mantenha a atualização dos seus dados, pois caso haja um erro de digitação no número do seu telefone, você pode perder uma oportunidade, por exemplo. Bem como, verifique o seu e-mail para que tenha um caráter profissional, não use diminutivos ou apelidos.

 Objetivo

O objetivo deve ser claro e sucinto. Por isso, é importante que direcione o seu currículo dentro da sua objetividade profissional. Sendo assim, se deseja o mesmo cargo que tinha no seu emprego anterior ou atual,  coloque o cargo no objetivo.

No entanto, caso você deseje atuar na mesma área, porém, está buscando por outra posição hierárquica, coloque esse objetivo com o foco na área.

Por isso, é importante que tenha direcionamento na descrição de suas atividades, para que seja claro para o entrevistador o seu motivo de desejar a alteração de cargo. Lembre-se de que os detalhes serão contados em uma possível entrevista de emprego.

Trajetória profissional

A trajetória profissional precisa ser inserida em uma ordem cronológica inversa, ou seja, deve começar pela mais recente até as últimas.

No entanto, aqui cabem algumas ressalvas, não insira experiências muito antigas e experiências que são aleatórias. Ou seja, um emprego que você teve em algum momento da sua vida, porém, nada tem a ver com a sua profissão atual.

Além disso, você deve inserir a data de entrada e saída, o nome da empresa e resumir as suas principais atividades. Lembre-se de que esse resumo deve ser correlato ao seu objetivo. 

Cursos específicos e trajetória acadêmica

A lógica da ordem cronológica é a mesma para a construção dessas informações. Bem como, você pode resumir alguns diferenciais dentro do seu curso que você acredite que seja importante para a análise do selecionador.

Além disso, caso você seja um estudante, deve sempre inserir a previsão de conclusão do seu curso e a modalidade das aulas, se presencial, EAD ou semipresencial. Esses dados certamente podem fazer diferença para que o seu currículo seja selecionado para uma entrevista de emprego.

Aparência do documento

 O seu currículo é uma vitrine que mostra a sua trajetória profissional. Por isso, ele deve ser visto como um documento que apresenta você à empresa. 

Sendo assim, atente-se a fonte que você escolheu para o conteúdo, não deixe muitos dados em negrito, evite erros de português e deixe as informações sucintas e claras. Certamente, esses detalhes podem fazer diferença para que o seu currículo seja selecionado para uma entrevista. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.