As desvantagens do trabalho remoto podem ser pouco discutidas em alguns casos, mas são a realidade de muitas pessoas. Por isso, refletir sobre o assunto com o propósito de criar uma rotina mais equilibrada é de suma importância para garantir mais qualidade de vida nessa modalidade de trabalho.
Pensando nisso, desenvolvemos este guia para que você possa analisar o seu trabalho remoto e verificar de que forma é possível construir um dia a dia mais equilibrado. Vamos lá!
As desvantagens do trabalho remoto podem ser mais intensas ou menos sentidas por algumas pessoas. Tudo dependerá do estilo de vida, forma de organizar a rotina em casa, etc. Conheça alguns dos potenciais pontos negativos dessa modalidade de trabalho:
A falta de limite entre vida pessoal e profissional é algo que acomete muitas pessoas. Isso porque não existe uma diferenciação clara dos momentos de descanso e dos momentos de atividades laborais. Logo, a pessoa pode ter a sensação de que está constantemente no trabalho, sentindo-se sobrecarregada.
Ao mesmo tempo, é possível que o indivíduo tenha dificuldades de concentração por se sentir constantemente em casa.
A carga horária sobrecarregada está associada à falta de limite que mencionamos acima. Uma pessoa que trabalha em casa pode cometer o equívoco de não ter um horário para começar e finalizar as suas tarefas, sobrecarregando a agenda e, consequentemente, a própria saúde.
Em alguns casos, esse problema está tão instaurado que a pessoa não consegue impor limites de horários para clientes e para o chefe, por exemplo.
Por se tratar de um trabalho à distância, uma das desvantagens do trabalho remoto é justamente estar longe das outras pessoas. A sociabilidade pode começar a ficar abalada, fazendo com que o indivíduo se isole cada vez mais. No longo prazo, isso pode acarretar em prejuízos sociais, problemas de relacionamento, dificuldade para lidar com outras pessoas, etc.
As distrações frequentes também costumam “pesar” na rotina de quem trabalha em casa. É o caso de ser interrompido por um familiar, ter ruídos externos atrapalhando a concentração e até mesmo os pets “passeando” sobre a mesa de trabalho.
Embora muitos desses pontos tenham relação com a dificuldade de impor certos limites, uma coisa é fato: no trabalho presencial esse tipo de impasse não fará parte da rotina da pessoa – pelo menos espera-se que não.
A falta de equipamentos adequados e de uma cadeira que não prejudique a saúde do indivíduo também é uma das desvantagens do trabalho remoto. Afinal, nem sempre o indivíduo terá poder aquisitivo o suficiente para criar um ambiente de trabalho saudável e ergonomicamente adequado.
Assim sendo, a sua saúde poderá ser negligenciada, colocando-o diante de um ambiente pouco preparado para a sua longa jornada de trabalho.
Por isso, pensar sobre o assunto e preparar um trabalho remoto que potencialize os cuidados com a saúde é tão importante.