A desintoxicação pode ajudar a melhorar a sua saúde a partir do momento em que são feitas trocas inteligentes na alimentação. É o caso de substituir o consumo de refrigerante por suco natural, bebida alcoólica por água, alimentos ultraprocessados por frutas, e assim por diante.
Quando investimos nesse tipo de alimentação estamos, acima de tudo, investindo em nós mesmos, no longo prazo. Portanto, convidamos você para saber mais sobre o assunto e, quem sabe, se inspirar com as nossas ideias. Confira a seguir.
A desintoxicação pode ajudar a melhorar a sua saúde por uma série de motivos que, inicialmente, podem parecer óbvios: deixamos de consumir alimentos que podem ser tóxicos ou que podem desregular algumas funções do organismo e passamos a, de fato, a alimentá-lo com mais atenção e com base na reeducação alimentar.
Até porque, não basta querer “parar de comer o que faz mal” se, ainda assim, a dieta não for balanceada.
Isso quer dizer que beber 5 copos de suco de laranja por dia, mesmo que natural, ainda pode ser uma má ideia…
Por isso, inclusive, além de saber os benefícios da desintoxicação alimentar (no sentido de abrir mão das “toxinas” cotidianas e dar espaço para o natural) é importante conversar com um nutricionista para montar o plano alimentar ideal para você, combinado?
Com isso, os benefícios abaixo poderão ser ainda mais sentidos!
Quando consumimos alimentos com farinha branca e muito açúcar, como biscoitos, podemos perder um pouco o controle do nosso apetite. O que isso pode significar na prática? Um consumo cada vez maior de alimentos, sem necessidade, e muitas vezes calóricos.
Comemos um docinho porque gostamos, depois sentimos fome antes do ideal, comemos mais um docinho para matar a fome, e assim vamos…
Por isso, desintoxicar o corpo desse tipo de alimento é ajudá-lo a ter um controle melhor do apetite.
Se deixamos de consumir bebidas alcoólicas, estamos dando passagem livre para que o nosso fígado não tenha que lidar com esse “problemão”. No longo prazo, podemos proteger a saúde do fígado de doenças graves, como cirrose.
As frutas e verduras contêm uma quantidade interessante de fibras, que faz toda a diferença no trânsito intestinal. Assim sendo, deixar os alimentos processados de lado e apostar nas saladinhas é uma forma de prevenir a prisão de ventre, diminuir o inchaço abdominal, e por aí vai!
Sabe aqueles alimentos ricos em vitamina C? Eles nos ajudam a combater o envelhecimento das nossas célula devido à presença de antioxidantes.
Dito de outra forma, eles expulsam toxinas e causam uma verdadeira desintoxicação capaz de reduzir os agentes causadores do envelhecimento precoce.
Sem dúvidas, mais um dos motivos pelos quais uma alimentação saudável é muito mais interessante do que aquele lanchinho que queremos comer apenas “por conta dos olhos”, concorda? 😉
Pense nisso!