O Deserto do Saara tem cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados. Trata-se do segundo maior deserto do mundo, ficando atrás apenas da Antártida.
Ele fica localizado no norte da África e acaba abrangendo algumas nações, são elas: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia.
Ademais, ele faz fronteira com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o rio Níger e a leste com o Mar Vermelho, tal qual a oeste com o Oceano Atlântico.
O Deserto do Saara poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
O Deserto do Saara situa-se praticamente em uma região de planalto, com presença de cadeias montanhosas.
Além disso, algumas regiões possuem rochas, contudo a maior parte do Deserto do Saara possui apenas areia. A saber, as dunas do Saara são compostas por tempestades de areia.
Além do mais, tem-se a presença de pequenos oásis, contemplados com pequenas áreas com água e vegetação.
Todavia, as chuvas são muitíssimo raras na região e as temperaturas podem chegar a 50°C durante o dia e -5°C durante a noite. Desse modo, devido às situações climáticas torna-se praticamente impossível viver no deserto do Saara.
Por fim, vale destacar que poucos povos habitam a região, podemos citar os tuaregues e os beduínos. Afinal, eles atravessam o Deserto do Saara para praticar o comércio ambulante.
O Deserto do Saara possui algumas curiosidades, veja as principais delas:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Deserto do Saara?
Não deixe de ler também – Geografia: 3 desertos incríveis da África.