O desenvolvimento do capital humano é uma peça-chave para a produtividade, retenção de talentos e aumento na qualidade dos resultados de uma corporação. Isso porque o capital humano é uma das maiores riquezas que uma empresa pode ter internamente.
Mas, você sabe o que é capital humano? Quer saber mais sobre esse conceito? Então acompanhe nosso conteúdo e saiba mais sobre o assunto!
Antes de entender o que é desenvolvimento do capital humano, precisamos compreender o que é, de fato, esse capital.
Em linhas gerais, podemos dizer que é o conjunto de conquistas imateriais que um colaborador é capaz de adquirir através das suas experiências e vivências na corporação. É aquela aprendizagem que acontece no dia a dia, à medida que o colaborador vai se aprofundando nos objetivos da empresa e suas características.
Já o desenvolvimento desse capital, no entanto, é o que a empresa pode oferecer para aprimorar os conhecimentos do colaborador.
A nível de exemplo, temos os treinamentos, os feedbacks, entre outras ações que aumentam a consciência do trabalhador com relação à empresa.
Entendido o que desenvolvimento do capital humano, vamos agora ver algumas ações que podem auxiliar nesse processo:
A capacitação dos colaboradores é um dos pilares do desenvolvimento do capital humano. Isso porque é através desses treinamentos que os indivíduos podem se aprofundar ainda mais nos conceitos e objetivos da empresa.
Um plano de carreira também é fundamental, pois ele apresenta quais são os passos que o colaborador deve dar para crescer dentro da corporação.
Esses passos, quando explicitados, instigam a aprendizagem e o crescimento pessoal, impulsionando o indivíduo a buscar mais conhecimentos e habilidades que, somados, impactam na produtividade e nos resultados da empresa.
Transmitir os objetivos e os valores da empresa também é de suma importância para o desenvolvimento do capital humano. Assim, o colaborador terá a chance de absorver conhecimentos importantes acerca do dia a dia da corporação.
Logo, estará mais preparado para tomar decisões e agir diante das mais diversas situações cotidianas.
Além de transmitir os objetivos da corporação como um todo, lembre-se de que é importante transmitir as funções de cada colaborador. Isso o ajudará a aprimorar as suas habilidades de acordo com as suas obrigações, tornando-se cada vez melhor naquilo que faz.
Incentivar a autoavaliação para que os colaboradores saibam escutar a si mesmo também pode ajudar no desenvolvimento do capital humano. Isso porque essa autoavaliação apontará fatores positivos e negativos, impulsionando o indivíduo a buscar o seu autodesenvolvimento.
Além disso, a cultura do feedback também pode fazer com que o sujeito tenha esse olhar mais atento sobre as suas formas de agir, impulsionando-o ao seu crescimento e aprimoramento.
Consequentemente, todas essas medidas impactam nos resultados da empresa.