É no desenvolvimento que você vai ARGUMENTAR sobre os problemas que foram citados na introdução.
Assim, os objetivos principais dos dois parágrafos de desenvolvimento são argumentar, explicar e defender um ponto de vista.
O artigo irá te ensinar uma estrutura infalível que pode ser usada em qualquer redação, tanto naquelas do ENEM como naquelas dos principais CONCURSOS públicos do Brasil.
O primeiro ponto é: o desenvolvimento é composto por dois parágrafos de desenvolvimento, cada um com de 7 a 9 linhas.
A estrutura ideal, em resumo, seria:
O tópico frasal é a sua tese, ou seja, a ideia central do parágrafo. Seja ele um problema ou um ponto de vista. É aquilo sobre o que você deseja argumentar.
Lembre-se que você deve apresentar um tópico frasal para cada um dos dois parágrafos de desenvolvimento. E, também, esses dois tópicos devem ter sido mencionados na sua introdução e retomados na conclusão.
A ampliação é o local onde você irá comentar mais um pouco sobre a sua tese (o seu tópico frasal), em uma linha ou duas.
A ampliação do tópico frasal deve seguir o tópico. Ou seja, você pode inseri-lo nas linhas 3 e 4.
O exemplo deve ser utilizado para mostrar ao corretor o seu conhecimento de mundo. Aqui você vai inserir o seu repertório, ou seja, citações, fatos históricos, entre outras possibilidades.
Lembre-se de que, no ENEM, o exemplo é muito importante e vale muitos pontos. Portanto, não deixe de colocá-lo no seu parágrafo.
A mini conclusão é uma pequena conclusão da ideia do parágrafo. Ela pode ser feita em uma linha ou duas.
Lembre-se que, antes de inserir a sua mini conclusão, você precisa inserir, também, um CONECTIVO (dessa forma, assim, em suma, sendo assim, entre outras possibilidades).
DEVEM ser utilizados:
PODEM ser utilizados:
Alguns exemplos podem ser encontrados nas próximas linhas.
Antes do tópico frasal:
Antes da ampliação/exemplo:
Antes da Mini Conclusão:
Com essa estrutura, fica impossível errar!