Empresas de telecomunicação que operam no Brasil disponibilizaram uma ferramenta de consulta para seus clientes. Esta iniciativa possibilita o consumidor a consultar através do CPF quais números de telefones pré-pagos estão cadastrados em seu nome. Só é preciso acessar um site para identificar as linhas ativas cadastradas nas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
A consulta é feita totalmente online e tem aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto, Cadastro Pré, iniciou em junho do ano passado e já está disponível para todo Brasil.
O objetivo dessa ferramenta é reduzir as possibilidades de fraudes. Quando se descobre a tempo que existe uma inconsistência cadastral – um celular pré-pago desconhecido vinculado ao CPF de um cidadão – é possível evitar um golpe.
Ao identificar uma linha que não corresponde nenhuma das usadas pelo cliente, ele deve e pode entrar em contato com a empresa em questão e solicitar o cancelamento, previsto em 48 horas.
Confira abaixo os três passos para consultar os números de telefone pré-pagos registrados em seu CPF:
Depois disso, aparecerá na tela qualquer cadastro de celular pré-pago existente no CPF do cliente. Este percebendo alguma irregularidade deve contatar a operadora correspondente e pedir o cancelamento o mais rápido possível.