Curiosidades sobre a ida do homem à Lua: confira!

Confira esses fatos curiosos sobre o evento!

Curiosidades sobre a ida do homem à Lua: descubra!

O homem chegou à Lua em julho de 1969, em plena Guerra Fria. Nesse momento, toda a humanidade acompanhou uma transmissão ao vivo de uma das maiores conquistas já realizadas.

Devido ao seu impacto e à sua importância, o tema é abordado por uma grande quantidade de questões de história, principalmente em perguntas que o relacionam ao seu contexto histórico.

Dessa maneira, para que você se prepare de maneira adequada, o texto de hoje trouxe curiosidades sobre a ida do homem à Lua. Esses fatos curiosos irão, sem dúvidas, te auxiliar nos seus estudos sobre o evento!

Planejamentos e real duração 

Apesar de a viagem ter sido uma das mais planejadas e esperadas durante diversos anos, os astronautas permaneceram na Lua por apenas 21 horas. O retorno à Terra aconteceu no dia 21 de julho, um dia após a chegada dos mesmos ao local.

A quarentena

Você sabia que os astronautas não puderam rever seus familiares e amigos logo quando chegaram de volta à Terra?

Isso mesmo. Antes de se reencontram com demais pessoas, os astronautas permaneceram 3 semanas em quarentena, uma vez que especialistas temiam a possibilidade de contaminação por micro-organismos trazidos do espaço.     

Diversas tentativas

Antes do sucesso da Apollo 11, missão que partiu no ano de 1969, 5 missões anteriores aconteceram, com o objetivo de realizar diversos testes. 

As missões, embora sem sucesso, foram fundamentais para o aprimoramento das técnicas que permitiram a grande conquista de 1969. 

Uma placa em nome da paz

Você sabia que os astronautas deixaram uma placa na Lua? 

Isso mesmo. Uma placa foi deixada na Lua com a seguinte mensagem: “Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.

27 quilos de amostras

Os astronautas da Apollo 11 trouxeram aproximadamente 27 quilos de amostras do território da Lua. Esses foram posteriormente distribuídos para 150 locais de pesquisas em todo o mundo, o que possibilitou um grande avanço no conhecimento humano sobre a formação de outros planetas.   

Um deles não desceu

Você sabia que somente dois dos três astronautas da missão de 1969 pisaram na Lua?

Isso mesmo. Somente Neil Armstrong e Buzz Aldrin andaram na Lua. Michael Collins, outro astronauta que participou da Apollo 11, pilotou o módulo de comando, mas nunca desceu.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.