Para elaborar uma correta descrição de cargos, é necessário realizar o levantamento das informações necessárias. Após esse levantamento, é momento de detalhar cada elemento e formatar o documento em sintonia com os valores e cultura da organização. Saiba quais são os principais elementos e o que deve ser descrito em cada um deles.
Nesse campo, deve ser inserido o nome completo do cargo. Sendo assim, a nomenclatura deve ser adequada à empresa, bem como, ao que é praticado no mercado.
É fundamental que numa descrição de cargos, sejam definidas as atribuições. Dessa forma, será possível detalhar as atividades que serão desempenhadas pelo funcionário.
Para um correto organograma é necessário analisar qual será o posicionamento hierárquico desse cargo dentro do organograma. É importante definir a quem ele reportará, bem como, a quem ele comandará. Ou seja, quem são os superiores e os subordinados.
As especificidades técnicas podem ser condicionadas à formação acadêmica específica, principalmente, para determinados cargos. Por isso, essa análise deve fazer parte de uma correta descrição de cargos.
Qual é o objetivo do cargo descrito? Para que ele existe e quais são as expectativas em relação aos resultados que ele deve apresentar? Quais são as limitações ou potencialidades que o cargo pode oferecer?
Para saber se a empresa deve exigir ou não a experiência de um funcionário, é necessário avaliar o mercado, o nível hierárquico da vaga, bem como, se a empresa possui, ou está disposta a implantar, um plano de carreira.
Essa definição é condicional para a participação de funcionários em processos seletivos internos.Por isso, é um ponto de impacto e relevância.
É fundamental descrever as competências técnicas e comportamentais dos cargos, por isso, é importante inserir esse é um ponto de atenção para a descrição do cargo.
A definição das habilidades e competências influenciam no processo seletivo de forma direta. Sendo assim, a correta descrição de cargos serve de parâmetro para outros processos, como o plano de carreira, por exemplo.
Além disso, é uma maneira de evitar processos seletivos longos que resultam em contratações inadequadas. Por isso, entender como funciona essa construção pode ser um ponto relevante para os profissionais de recrutamento e seleção, bem como, para os candidatos. Já que ao entender a descrição do cargo é possível se direcionar na entrevista de emprego.