Saúde e Bem Estar

Descongestionante nasal faz mal à saúde?

Muito se houve falar que o descongestionante nasal faz mal à saúde, porém, muita gente não sabe quais são os reais efeitos colaterais desse medicamento. Afinal, ele realmente pode promover impactos nocivos em nosso corpo? Quanto descongestionante nasal podemos usar ao longo do dia? Quando o consumo se torna um problema?

Para entender as respostas de todos estes questionamentos, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

Descongestionante nasal faz mal à saúde?

Quando a sensação de nariz “entupido” aparece, muitas pessoas logo recorrem ao descongestionante nasal para lidar com o incômodo rapidamente. Porém o uso contínuo desse tipo de produto é capaz de irritar ainda mais a mucosa das narinas, tornando o usuário um verdadeiro “dependente” do descongestionante.

No entanto, os impactos não param por aqui. Abaixo explanamos com detalhes quais são os efeitos colaterais do uso contínuo de descongestionante nasal. Entenda:

1- Dependência do descongestionante nasal

O papel do descongestionante nasal, de maneira geral, é promover o efeito de desinchar os vasos que encontram-se em nossas narinas. Assim, quando pingamos as gotinhas do descongestionante, a tendência é que os vasos se contraiam, dando passagem para o ar.

Em contrapartida, os vasos podem voltar a inchar rapidamente, fazendo com que tenhamos que aplicar o medicamento outra vez. Com o tempo, a quantidade de descongestionante consumido precisa ser cada vez maior, tornando o usuário um verdadeiro dependente.

2- Lesões na mucosa

As lesões na mucosa também podem aparecer com o uso contínuo do descongestionante nasal. O ressecamento excessivo pode fazer com que a sensação de entupimento seja cada vez mais constante e duradoura, também levando o usuário a consumir cada vez mais o medicamento.

3- Riscos de doenças cardiovasculares

Estudos apontam que o consumo exagerado de descongestionante nasal faz mal à saúde a partir do momento em que pode acarretar no aumento abrupto dos batimentos cardíacos. Com isso, doenças cardiovasculares podem surgir, trazendo complicações para o dia a dia.

4- Parada cardíaca e respiratória (no caso de crianças)

No caso de crianças, o descongestionante pode ser ainda mais perigoso. A superdosagem podem levar a criança ao estado de choque, além de aumentar a pressão sanguínea e promover sérios riscos para a saúde cardiovascular. A parada cardiorrespiratória também é um risco grave.

O uso indiscriminado de descongestionante nasal pode levar uma criança à óbito. Por isso é extremamente importante administrar o medicamento da forma correta, ou seja, de acordo com uma prescrição médica.

Como substituir o uso do descongestionante nasal?

Mas se o descongestionante nasal faz mal à saúde, o que podemos usar no lugar?

Neste caso, o recomendado por especialistas é que seja utilizado o soro fisiológico, pelo menos duas vezes por dia, para higienizar o nariz. Assim, você mantém a umidade saudável da mucosa, diminuindo inchaços, irritações, coceira e incômodos.

Durante o banho também é importante limpar a parte interna das narinas. Afinal, é nesse momento que as sujeiras estarão mais “soltas”, por conta do vapor da água. Por isso, sempre higienize o nariz, delicadamente, enquanto toma o seu banho.

Caso a congestão nasal seja muito intensa e recorrente, procure auxílio médico para verificar se a sensação não diz respeito a um problema de saúde.