O texto da Medida Provisória (MP) do novo Bolsa Família está neste momento no Congresso Nacional. Isso quer dizer portanto que os deputados podem aproveitar esse momento para tentar fazer alterações no documento original. E vários estão inserindo mudanças no projeto do Governo Federal. É o que se sabe.
Uma dessas emendas parlamentares propõe a criação de uma espécie de um auxílio dentro do novo Bolsa Família. Ele teria até um nome. Seria o Auxílio Esporte Universitário. Como o próprio título diz, se trata portanto de um benefício que tem como foco os estudantes de universidades de todo o país. Pelo menos essa é a ideia.
A proposta em questão é do Deputado Federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF). De acordo com ele, a ideia da emenda é fazer com que o estado ajude estudantes universitários que estejam praticando esportes de alto rendimento. De acordo com ele, essa ideia pode trazer uma vantagem dupla para o país.
“O pagamento do benefício a alunos universitários que praticam modalidades esportivas é fundamental, pois além de influenciar nos estudos, também pode revelar grandes atletas para o cenário nacional”, disse o Deputado. Ele justificou isso ao tentar falar da importância de se aprovar esse texto em questão.
Não está claro qual seria o valor desse benefício. Só o que se sabe é que o estudantes carentes é que teriam naturalmente prioridade. De qualquer forma, antes de definir mais detalhes, o projeto precisa passar pela aprovação do Congresso. Só assim ele passaria a valer de vez dentro do novo Bolsa Família.
Vale lembrar que a ideia do Governo Federal é transformar esse Auxílio Brasil em um programa que reúne uma série de benefícios sociais. Seria portanto algo como uma junção de várias ideias diferentes em um mesmo lugar.
Uma das intenções, por exemplo, é pagar uma espécie de auxílio vale-gás para algumas famílias. Há também a proposta de liberar um adicional para as pessoas que perderam parentes para a Covid-19 no Brasil nos últimos meses.
A ideia do Deputado Federal Júlio César Ribeiro seria justamente inserir esse auxílio para os universitários dentro desse grupo de projetos. No entanto, não está claro qual é a posição do Governo Federal dentro desta nova ideia.
Essa não é, no entanto, a primeira vez que alguém pensa em dar uma espécie de auxílio para atletas. Para além do fato de que esportistas no Brasil já receberem alguns benefícios, alguns estados também fizeram esses pagamentos durante esta pandemia.
Estados como Amazonas e Rio Grande do Sul estão em fases diferentes de pagamentos de auxílios para esses públicos. É que se entende que esses profissionais acabaram sofrendo muito com os fechamentos nesta pandemia.
O debate em torno do pagamento de auxílios para atletas acabou crescendo muito nas últimas semanas. Isso aconteceu muito em função da realização e da repercussão dos Jogos Olímpicos de Tóquio neste ano.
Nas redes sociais, alguns desses atletas cobram o pagamento desses benefícios. O fato, no entanto, é que a grande maioria dos estados não criou auxílios deste tipo.