O Departamento Pessoal é uma área extremamente necessária para as empresas, já que se refere à formalização e aos aspectos legais e previdenciários da relação entre empregador e empregado.
De acordo com o site “IG Economia”, os dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Plum revelaram que os empresários brasileiros consomem, em média, 135 dias por ano com tarefas administrativas.
Ainda de acordo com a pesquisa, essa burocracia pode diminuir a produtividade das equipes, gerando um prejuízo de R$ 79,5 bilhões para as empresas, considerando a média das empresas estudadas.
Além disso, os impactos negativos também se elevam, de acordo com a pesquisa. Por exemplo, os custos de gestão se elevam até a 84,3%; estruturas indiretas, podem custar até 69,5% a mais do que o previsto; outro fator relevante que está diretamente ligado ao Departamento Pessoal é o custo da empresa com ações judiciais, que podem chegar até a 48,2%.
Por isso, os dados mostram que os excessos de processos manuais e ausência de investimentos em fatores tecnológicos, podem fazer com que as empresas percam seus recursos financeiros e o tempo hábil da gestão.
Assim sendo, a implementação da automatização no Departamento Pessoal pode ser um fator primordial para a gestão da empresa, minimizando falhas administrativas, retendo talentos e otimizando os fluxos, por meio do mapeamento de processos.
A automatização do Departamento Pessoal pode ser muito benéfica, através da otimização da gestão do tempo; melhoria da produtividade; mensuração de resultados internos; dentre outros fatores que resultam na redução de custos.
O processo de admissão, por exemplo, se torna rápido e totalmente online por meio de um sistema próprio para o Departamento Pessoal. Pois, o colaborador preenche suas informações pessoais diretamente na plataforma, em alguns modelos de sistema próprio, o que facilita a otimização do processo.
Dessa forma, esse cadastro gera um histórico, facilitando os afastamentos, férias e outros processos. Dessa forma, os processos administrativos de Departamento Pessoal facilitam os envios das informações ao eSocial, o que é primordial para a gestão correta da empresa.
Portanto, a automatização de processos é primordial para que a gestão faça análises de indicadores por meio de dashboard, facilitando o planejamento estratégico administrativo e impactando positivamente na gestão de pessoas.