Tecnologia

Dell anuncia primeiro desktop Alienware fabricado no Brasil

A Dell, líder no setor brasileiro de PCs (notebooks, desktops e workstations), anunciou o Aurora R15, primeiro desktop gamer da marca Alienware a ser fabricado e comercializado no Brasil. Com lançamento previsto para o início de 2023, o equipamento contará com as mais recentes gerações de processadores Intel Core e GPUs Nvidia, além de configurações que permitem explorar o máximo de desempenho com qualidade gráfica extrema. 

Por fora, assim como os notebooks gamers Alienware, o lançamento chega com design característico da marca gaming, além de um sistema de resfriamento otimizado para permitir que os componentes rodem em máxima performance sem gargalos na usabilidade do PC. 

A Dell diz que a produção dos desktops Alienware no Brasil sempre foi um anseio dos gamers brasileiros. Agora, com a oportunidade de fabricar o Aurora R15 na fábrica localizada em Hortolândia (SP), a Dell diz ter como oferecer ainda mais vantagens aos consumidores brasileiros – incluindo prazo reduzido na entrega em relação a modelos importados e preço mais competitivo.  

O desktop AW Aurora estará disponível no Brasil no primeiro semestre de 2023. Mais detalhes sobre as configurações específicas e preço do desktop AW Aurora serão divulgados próximo ao lançamento oficial. 

Marco para a Dell

Trazer uma nova categoria de produtos para o Brasil é um marco importante na história da marca Alienware no Brasil, diz a fabricante. A meta da empresa é ampliar o portfólio e trazer para os gamers brasileiros o que há de mais avançado mundialmente. 

Segundo a Dell, o Aurora R15 é um equipamento preparado para atender às exigências tanto de profissionais dos eSports quanto jogadores causais, “mas que buscam por um equipamento que entregue o máximo desempenho possível”. 

O desktop AW Aurora R15 junta-se aos notebooks Alienware m15 e à ampla linha de acessórios da marca no Brasil, que inclui mouses, teclados e monitores. Além da linha Alienware, a Dell também complementa sua oferta gamer com a Série G, a família de produtos para jogos focada em aliar alto desempenho e custo-benefício. A oferta dessa linha inclui os notebooks Dell G15 e também monitores de 24 a 34 polegadas, com até 280Hz de taxa de atualização e configurações com tecnologia de ponta. 

Pioneira no desenvolvimento de computadores para o mercado gamer, a marca Alienware trabalha com desktops para o público gamers desde sua fundação, em 1996. Em outros mercados, a linha Aurora já está disponível há 11 anos com foco nas configurações mais recentes disponíveis e no alto desempenho. 

Dell lidera mercado brasileiro de PCs em 2021

A Dell Technologies liderou o mercado de computadores no Brasil com 22,6% das unidades despachadas pela indústria durante o quarto trimestre de 2022. De acordo com dados do IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker CY21Q4, estudo realizado pela IDC, em outubro, novembro e dezembro, a Dell registrou ainda um crescimento de 23,8% em relação ao mesmo trimestre no ano anterior. Com o resultado, a empresa consolidou a liderança do setor em todos os trimestres de 2021. 

O destaque para o segmento de pequenas empresas que registrou crescimento de 38,9% com relação a 2020. Com esse volume expressivo de vendas, a Dell já responde por mais da metade das unidades comercializadas no país, com 51,8% do mercado. O crescimento no setor está ligado, segundo a empresa, ao seu preparo para oferecer um atendimento consultivo e especializado para este público, “sendo capaz de construir a solução ideal para os desafios enfrentados pelos empreendedores que apostam na tecnologia com impulsionadora do crescimento dos seus negócios”. 

Os dados do primeiro trimestre de 2022 apontam para cerca de 1,98 milhão de computadores vendidos no Brasil, considerando todas as marcas. O número mostra crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021. Desse total, 450 mil foram desktops, alta de 15%, e aproximadamente 1,5 milhão foram notebooks, 3% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado. Os dados são do IDC Brazil PCs Tracker 1Q2022, estudo da IDC Brasil.