Hoje em dia, mudanças climáticas apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias partes do planeta. Em consequência disso, já é possível perceber a extinção de várias espécies de animais, derretimento das geleiras e também o aumento do nível do mar. Ademais, a escassez de água potável e insegurança alimentar também serão consequências das alterações do clima.
A saber, no Brasil a situação também é preocupante. O país é vulnerável às mudanças climáticas globais, sobretudo porque apresenta grande extensão territorial, o que dificulta análises de impacto e a criação de políticas públicas de redução dos impactos ambientais e sociais. Recentemente, inclusive, a Defesa Civil comunicou sobre a possibilidade de novas tempestades. Quer saber mais informações sobre o clima? Então continue acompanhando a matéria conosco!
A princípio, nesta reta final do mês de setembro, o clima segue instável em algumas regiões do país. A Defesa Civil de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, por exemplo, alertou aos cidadãos sobre a possibilidade de chuva isolada de até 20 mm, com rajadas de vento em torno de 45 km/h, até a manhã desta sexta-feira (30/9).
Ciclone está se APROXIMANDO do Brasil; veja qual a previsão do tempo para sua região
A saber, conforme alerta o órgão, nas últimas 12 horas, Venda Nova e a Região Norte de todo o Estado foram os locais que mais acumularam chuva. Segundo dados da Defesa Civil, houve um registro de 11,2 mm no primeiro local e 3,2 mm, no segundo.
Ademais, é importante destacar que não houve muito acúmulo de chuva na Região Noroeste, Barreiro e Oeste. A Defesa Civil revela que esses locais acumularam 0,8 mm, 1 mm e 1,4 mm de chuva.
Por outro lado, na Região da Pampulha, o acumulado de chuva chegou ao que se esperava para o mês de setembro. Segundo a Defesa Civil, a média climatológica deste mês chegou a 55,6 mm de acúmulo. A saber, a previsão era 55,5mm.
Acumulado de chuva(mm), nas últimas 12h:
Acumulado de chuva (mm) em setembro até o momento:
Média Climatológica de Setembro: 55,5 mm
URGENTE: tempestades vão atingir quase 500 cidades HOJE; veja a lista completa
Alagamentos
Deslizamentos
Ventos fortes