“Debaixo” e “de baixo” ainda atormenta muitos estudantes, pois muitos não sabem qual usar na produção de textos.
Dúvidas do tipo: Qual a forma correta? As duas palavras são a mesma coisa? O certo é tudo junto ou separado? Qual a diferença entre elas?, são recorrentes quando eles se deparam com os termos em provas, principalmente.
De acordo com a semântica, “debaixo” e “de baixo” são palavras homônimas perfeitas, isto quer dizer que elas são ao mesmo homógrafas e homófonas.
As palavras homônimas perfeitas são aquelas palavras que possuem a mesma pronúncia e também possuem a mesma escrita, mas seus significados são completamente diferentes. Por isso, a maior dúvida provém da comunicação escrita, já que na comunicação verbal não faz diferença quanto a sonoridade das palavras.
E é justamente na escrita que será necessário saber qual a forma correta da palavra a ser usada, pois “debaixo” e “de baixo” são aplicadas em diferentes situações. Ficou confuso? Não precisa se preocupar! Continue lendo este artigo para aprender de uma vez por todas o uso de “debaixo” e “de baixo”.
“Debaixo” é um advérbio de lugar. Esta palavra está associada à posição de inferioridade, ou seja, indica a posição de alguém ou algo que está abaixo de algo ou alguém.
“Debaixo” é uma palavra composta através da justaposição. Isto é, quando duas palavras se unem para formar outra: de + baixo = debaixo.
Já “de baixo” é uma palavra composta pela união de um preposição (de) e por um adjetivo ou por um substantivo, a depender do contexto: de + baixo = de baixo.
“De baixo” irá assumir a função dos adjetivos, quando caracterizar algo ou alguém.
Por ser um advérbio de lugar, a palavra “debaixo” será usada para modificar ou fornecer detalhes de outras palavras. Então, ela vai indicar a localização de um determinado objeto ou pessoa. De acordo com o dicionário, “debaixo” está relacionado às expressões como:
Exemplos:
Dica: como “sob” serve de sinônimo para “debaixo”, há como fazer a substituição de um para o outro.
Veja nos exemplos:
“De baixo” não é tão usado como o termo “debaixo”. Quando for necessário seu emprego na frase, essa palavra deve referir-se a um substantivo dando a ele um atributo.
“De baixo” é empregado como oposição da palavra “cima”. Isto é, aquilo que é contrário de “cima”, que está na parte de baixo.
Exemplos:
Observação: assim como o “sob” serve para confirmar o uso correto da palavra “debaixo”, ele também pode ajudar a saber a não usar “de baixo”. Veja o que acontece quando “de baixo” é trocado por “sob”.
Exemplos:
As orações não estão fazendo sentido, além de soarem estranhas, ou seja, não funciona substituir “de baixo” por “sob”.
Isto quer dizer que quando bater aquela dúvida se é “debaixo” ou “de baixo”, faça a substituição por “sob”. Se funcionar, você saberá que o correto será “debaixo” com tudo junto.
Assim como “debaixo” e “de baixo”, aparecem dúvidas também relacionadas às palavras embaixo ou em baixo. Confira abaixo dicas que vão lhe ajudar a usar um ou outro termo.
“Embaixo” também é um advérbio de lugar, assim como “debaixo”. Também irá indicar posição de inferioridade.
Exemplos:
“Em baixo” também assume a função de adjetivo assim como “de baixo”, ou seja, “em baixo” irá qualificar algo ou alguém.
Exemplos:
O português do Brasil e o português de Portugal são bastante semelhantes. Contudo, em algumas situações há diferenças entre os idiomas.
É o caso do “embaixo” e “em baixo”. Em Portugal “embaixo” não é usado. Os portugueses empregam sempre a palavra “em baixo”. Veja:
Português do Brasil | Português de Portugal |
Ela está embaixo da marquise do prédio. | Ela está em baixo da marquise do prédio. |
O tênis foi jogado embaixo da cama. | O tênis foi jogado em baixo da cama. |
A panela ficou perdida embaixo do fogão. | A panela ficou perdida em baixo do fogão. |
– “Debaixo” e “de baixo” são expressões que estão corretas, mas são usadas em diferentes situações.
– A pronúncia de “debaixo” e “de baixo” não fará diferença, mas a escrita é importante que o estudante entenda quando empregar cada uma das palavras.