A emissora TV Globo e o narrador Galvão Bueno podem estar caminhando para uma reaproximação. Ao menos é o que indicam informações de bastidores colhidas pelo portal F5, do jornal Folha de São Paulo. De acordo com a apuração, ambas as partes estariam negociando desde o final de junho para uma extensão do contrato do profissional.
Mas, ao menos por agora, estaria completamente descartado o retorno de Galvão para o posto de narrador da emissora carioca. Ainda de acordo com as informações de bastidores, a ideia da Globo é poder utilizar Bueno nas suas transmissões, ao mesmo passo em que Luis Roberto seguiria comandando as narrações dos principais eventos.
De antemão, a Globo vem afirmando internamente que precisa de Galvão Bueno para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que devem ocorrer dentro de menos de um ano. Ainda não está claro qual seria a participação do profissional no evento, mas a ideia é fazer com que ele apareça na cobertura oficial.
A Globo já tem os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris, que devem acontecer em 2024. Galvão já cobriu nove olimpíadas pela emissora carioca. A última ocorreu em 2021, em Tóquio, quando ele precisou narrar os eventos de um estúdio do Rio de Janeiro, por causa das restrições da Covid-19.
Na ocasião, Galvão já tinha narrado menos do que o habitual, e comandou as transmissões apenas das cerimônias de abertura e de encerramento, bem como os jogos da seleção masculina de futebol, e algumas outras modalidades como ginástica artística e boxe.
Outro evento que a Globo quer contar com Galvão Bueno são as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que devem começar já no próximo mês de setembro. A emissora carioca já assinou um contrato com a CBF e conseguiu os direitos de transmissão de todos os jogos que a Seleção Brasileira fizer em casa.
Estamos falando, portanto, de nove jogos confirmados na tela da Globo. Ainda não se sabe exatamente o que vai acontecer com os direitos de transmissão das partidas que o Brasil vai fazer fora de casa, já que estes direitos precisam ser negociados separadamente com as federações de cada país.
De todo modo, de antemão a Globo quer garantir a presença de Galvão nos jogos que já estão confirmados. Mais uma vez, no entanto, a intenção é manter Luis Roberto na titularidade da transmissão das partidas do Brasil, mas Bueno poderia participar dos eventos de uma outra forma.
Mas até aqui falamos do desejo da TV Globo em ter Galvão de volta às suas transmissões. Agora, resta saber o que pensa o narrador sobre esta possível retomada. Em nota enviada à imprensa nesta semana, a sua assessoria deu sinais de que deseja renovar o vínculo.
“Galvão Bueno tem com a Globo contrato que prevê diferentes formas de contribuição e produção de conteúdo. Galvão e equipe demonstram interesse em ampliar ainda mais a parceria com a Globo, o que está sendo avaliado pela direção da emissora”, disse a nota.
Hoje, o atual contrato de Galvão Bueno com a Globo é válido até o final de 2024, e prevê que o narrador está livre para participar de eventos em outras emissoras, desde que não seja na condição de narrador. Além disso, o documento também prevê os direitos da transmissão de um documentário sobre a vida do narrador em TV aberta.
A ideia da Globo é estender este contrato até 2026, mas aplicando novas cláusulas. É justamente neste novo texto que a emissora pretende garantir a presença de Galvão Bueno em suas transmissões.