O Marketing digital está diluído na rotina de todos nós. Sem o marketing digital a comunicação entre os clientes e marca não seria dinâmica como é atualmente.
A interação dos clientes com as marcas via redes sociais só é possível por conta desse elo que o marketing digital criou.
Marketing é um conjunto de ações realizadas para atrair novas possibilidades para os negócios. Assim sendo, o marketing digital fortalece a identidade de uma marca, facilitando a relação do cliente com a sua empresa.
As marcas precisam aparecer para se firmarem no mercado, e o marketing digital atua na divulgação da marca, para que essa marca seja naturalizada para os clientes.
Antes de o marketing ser digital, ele já existia na rotina de todos. Através da televisão, jornais e revistas.
O que aconteceu com o passar do tempo, foi exatamente que essa divulgação migrou para a internet. Assim sendo, a necessidade de divulgação não mudou, mas a forma como a divulgação ocorre, mudou a forma de como o cliente compra.
A internet deu voz ao cliente, e mudou a postura desse cliente. O consumidor não está mais na frente da televisão aguardando um lançamento no horário da novela. Assim sendo, marcas não podem mais deixar o consumidor em espera, essa postura não é mais aceita.
O consumidor interage nas redes sociais e essa dinâmica deixou tudo muito mais rápido. Todavia, para atender a esse novo perfil de cliente, surgiu um novo perfil de marketing.
A sua marca precisa existir, fazer sentido e somente depois vender. Pois se antes o consumidor apenas trocava de canal, atualmente ele migra para a concorrência, mas antes pode usar a internet contra a sua marca.
O poder de compra virou um poder de imagem das empresas, e para essa necessidade que o marketing digital atua com tantas estratégias. Podemos dizer que se um dia foi opcional, atualmente o marketing digital é fundamental.