Novo golpe deixa aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desesperados. Criminosos estão comprando, ilegalmente, pacotes com informações e documentos pessoais de segurados da autarquia.
O “Kit Fraude” está sendo usado por quadrilhas para a contratação de empréstimos consignados. Infelizmente a estratégia dos golpistas evoluiu, não sendo mais necessário ligar para vítimas para conseguirem seus dados pessoais.
Segundo informações, no último ano, 57.874 queixas de golpes relacionados ao consignado foram registradas nos Procons do país. O que se sabe até o momento é que os criminosos conseguem as informações e os documentos dos beneficiários na internet.
Todavia, a situação se agrava a contar com a possibilidade da ajuda de servidores do próprio INSS.
A venda e compra desses kits ocorrem, inclusive, por meio de grupos de aplicativos de mensagens. É possível encontrar entre as informações roubadas a selfie que a pessoa tira mostrando o documento, que serve atualmente como assinatura eletrônica para contratação de serviços.
Com estes dados é possível desbloquear até mesmo o aplicativo “Meu INSS“, alterar as senhas e ter acesso a mais informações. Diante esta evolução, é importante que os segurados estejam atentos às movimentações da sua conta benefício.
O Ministro da Previdência Social já solicitou a abertura de investigação na Polícia Federal. Por fim, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos, essas ações fraudulentas não têm origem no sistema financeiro do país.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com ministérios do governo definiram um novo teto de juros para o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão foi tomada no dia 28 de março, e segundo as informações, o novo limite é de 1,97% ao mês.
Enquanto representantes dos bancos e o Ministério da Fazenda indicavam uma taxa de 1,99%, o Ministério da Previdência defendia uma alíquota de 1,90%. Contudo, a decisão tomada pelo presidente foi claramente um “meio termo”, deixando o teto de juros do empréstimo consignado no patamar já mencionado.
“A Caixa informa que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para retomar a oferta do crédito consignado aos beneficiários do INSS”, disse o banco em nota.
A novidade é que a instituição financeira anunciou que vai oferecer o consignado com uma taxa de 1,87% ao mês, ou seja, um patamar menor do que o teto definido pelo governo (1,97%). Quanto ao processo de contratação do crédito, as condições não devem mudar muito de como ocorria anteriormente.
Sendo assim, caso você seja um cliente da Caixa e deseja contratar o serviço, basta comparecer a uma agência física do banco portando os seus documentos pessoais, ou ligar para o número 0800 726 8068. Por fim, é importante frisar que outras empresas também retornarão com o consignado, entre elas: Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Banco Pan.