Data Driven Marketing é a cultura data driven direcionada para as ações de Marketing, ou seja, decisões corroboradas por dados. Então será que muda muito?
Podemos dizer que muda sim, uma vez que esse conceito envolve mudança de cultura, novos processos e aquisição e novos conhecimentos.
A objetividade da cultura data driven consiste no fato de que as decisões empresariais sejam amparadas por dados, minimizando influências por opiniões ou interesses pessoais.
Por isso, dentro da cultura que analisa os dados como fator principal, essa implementação diz respeito sobre tomar decisões para que tenha assertividade nas estratégias.
Dentro do conceito data driven marketing é fundamental que os processos sejam alinhados para que as decisões sejam embasadas em dados quantitativos.
Sendo assim, as decisões do setor de marketing dentro do conceito data driven são tomadas com base em:
Por isso, ferramentas que trazem métricas são importantes dentro desse conceito.
Sendo assim, ferramentas ADS, CRM e plataformas de gestão facilitam essa análise data driven marketing, uma vez que trazem dashboards e KPIs prontos. Ao passo que basta que esses dados sejam inseridos nas estratégias para auxiliar nas decisões.
De forma sucinta, para que possa extrair os dados de forma direcionada ao conceito data driven marketing é necessário resumir os principais indicadores, complementar esses dados com variações e destacar o que é relevante. Dessa forma, o conceito torna as ações práticas e objetivas.
Por isso, é importante que ao adotar a cultura de dados na empresa, atue de forma abrangente em todas as ações. Visto que o principal benefício da empresa é ter os dados como base para alcançar os objetivos.