A tecnologia é um fator implícito na rotina de todas as pessoas físicas e jurídicas, por isso, cada vez mais, o conceito customer service está implícito no planejamento estratégico das marcas que desejam crescer de maneira objetiva.
Certamente, é necessário para a empresa que conceitue a sua cultura de modo participativo e ativo para que possa direcionar fatores tecnológicos de maneira resolutiva. Haja vista que o investimento em tecnologia de modo aleatório tende a ser pouco eficiente.
Por isso, é importante que a empresa adote o conceito customer service como uma maneira de atuação e não como um modelo pontual de atendimento ao cliente; já que é necessário considerar a experiência do cliente dentro da empresa.
A experiência do cliente é composta por todos os contatos que ele faz com a empresa; bem como por fatores indiretos, como a qualidade do produto ou serviço.
Por isso, o customer service se refere a um conceito atual e eficaz que insere os fatores tecnológicos na experiência do cliente de maneira estratégica. Dessa forma, através do investimento correto em estratégias de gestão é possível entregar ao cliente melhorias contínuas de maneira objetiva.
Por isso, o investimento em fatores tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo para uma marca que deseja entregar ao cliente uma experiência completa, considerando o customer service como conceito que reforça a qualidade do seu produto ou serviço.
Certamente o investimento em um sistema ERP pode ser um diferencial competitivo para uma empresa que deseja adotar esse conceito de maneira ampla, visto que todas as experiências do cliente e sua satisfação com o produto ou serviço fazem parte do seu atendimento.
Portanto, é importante que a gestão da empresa direcione o seu orçamento e invista em sistemas integrados de maneira otimizada, de modo que amplie seu canal de atendimento e verifique novas maneiras de atender o cliente de forma resolutiva; já que a customização do sistema e a desburocratização dos processos fazem parte do conceito customer service na era digital.
Assim sendo, o customer service vai além do atendimento ao cliente; sendo um conceito que abrange todas as entregas que são feitas ao público, de forma direta e indireta.