Bolsa Família: Como pagar custas processuais com o benefício? Confira

Cobrança de custas processuais podem ser feitas com o cartão de débito do benefício

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) introduziu novos métodos de quitação de despesas judiciais. Agora, é viável parcelar as taxas processuais utilizando o cartão de crédito e também saldar os montantes pendentes com o saldo do cartão de débito do programa Bolsa Família.

Essa iniciativa faz parte de uma colaboração entre o TJ-RO e a empresa Flexpag, que oferece uma série de alternativas para pagamento e negociação de débitos através de uma plataforma digital. Assim, os cidadãos que possuem obrigações financeiras com o TJ-RO têm a possibilidade de efetuar os pagamentos com o Bolsa Família sem necessitar sair de casa. Esta é mais uma comodidade disponibilizada para os envolvidos com questões judiciais no estado de Rondônia.

Como pagar custas processuais com o Bolsa Família online

Para efetuar o pagamento das custas processuais no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), é necessário seguir os seguintes passos:

  • Acesse o Portal do Poder Judiciário;
  • Clique na opção “Boletos Bancários”;
  • Escolha “Custas Judiciais”;
  • Emita as guias de pagamento correspondentes;
  • Insira os dados relacionados ao processo judicial;
  • Escolha entre “Imprimir Boletos” ou “Pagar com Cartão”.

Se o usuário optar por realizar o pagamento com cartão, será redirecionado para a plataforma da Flexpag. Assim, poderá efetuar o pagamento utilizando um cartão de crédito ou o cartão de débito do programa Bolsa Família. Não será necessário efetuar um login nessa etapa.

Dessa forma, o processo de quitação das custas processuais é simplificado. Dessa forma, os usuários têm a comodidade de escolher o método de pagamento que melhor se adequa às suas preferências.

Bolsa Família: Confira como pagar custas processuais com o benefício? Confira
Cobrança de custas processuais podem ser feitas com o cartão de débito do benefício – Imagem: PT

Bolsa Família em Rondônia

Em junho deste ano, com base nos dados mais recentes fornecidos pelo Governo Federal, havia um total de 127,2 mil famílias beneficiárias do programa em Rondônia. Essas famílias receberam uma média de R$ 695,96 como benefício. O Bolsa Família de transferência de renda do governo está presente em todos os 52 municípios do estado, com os repasses sendo direcionados para cada localidade.

O município com o maior contingente de famílias beneficiárias do Bolsa Família em Rondônia é a capital, Porto Velho, com 47 mil beneficiários. Logo após, estão:

  • Ji-Paraná, com 6,2 mil beneficiários;
  • Ariquemes, com 6,2 mil beneficiários;
  • Cacoal, com 5,7 mil beneficiários;
  • Guajará-Mirim, com 4,7 mil beneficiários.

É relevante observar que Guajará-Mirim é a cidade de Rondônia que apresenta o valor médio mais alto de repasse, com uma média de R$ 785,84 por família beneficiária.

Antecipação do Auxílio-Gás

É de extrema importância entender algumas informações relativas ao Auxílio-Gás. Primeiramente, é relevante saber que esse benefício não é disponibilizado mensalmente, mas sim a cada dois meses. Consequentemente, o próximo pagamento está programado para o mês de agosto, já que não ocorreu em julho e também não ocorrerá em setembro.

Além disso, as transferências do Auxílio-Gás seguem o calendário de pagamentos do Bolsa Família, que engloba uma parcela maior dos cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico). É crucial ressaltar que nem todos os beneficiários têm acesso ao Auxílio-Gás, visto que sua distribuição é mais restrita e abrange aqueles que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Neste mês, há uma antecipação nos pagamentos para dois grupos específicos. Calcula-se o valor da parcela com base na média nacional do botijão de gás de 13 quilos, conforme apurado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Isso possibilita auxiliar financeiramente as famílias que utilizam esse recurso essencial para suas necessidades cotidianas.

Calendário de pagamento do benefício

Agora que você compreende o processo de pagamento desses auxílios, veja abaixo as datas oficiais de liberação do Auxílio-Gás e do Bolsa Família em agosto, para que possa se preparar para o recebimento:

  • 18 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 1;
  • 21 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 2 (antecipação para 19 de agosto);
  • 22 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 3;
  • 23 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 4;
  • 24 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 5;
  • 25 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 6;
  • 28 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 7 (antecipação para 26 de agosto);
  • 29 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 8;
  • 30 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 9;
  • 31 de agosto: Depósito dos dois benefícios para beneficiários com NIS terminando em 0.

Essas datas são fundamentais para se programar e garantir que você receba os auxílios de acordo com o cronograma estabelecido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.