SENAI e SENAC abrem 1.222 vagas em cursos gratuitos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriram oportunidades para cursos técnicos gratuitos.

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Para instituição foram abertas 880 vagas.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 73,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 541 unidades fixas e 452 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) faz saber aos interessados a abertura de 342 vagas em 13 cursos técnicos e de formação inicial e continuada do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Desde 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País. Hoje, está presente em mais de 2.200 municípios, de Norte a Sul do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta composta por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis.

Seu portfólio contempla cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão da Formação Inicial e Continuada à Pós-graduação e permitem ao aluno planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada.

Vagas SENAI

De acordo com SENAI, as oportunidades são para as áreas de Injeção Eletrônica, Segurança e Instalações e Serviços com Eletricidade, Segurança no Sistema Elétrico de Potência, Eletricista Industrial, Técnico em Administração, Operações com Empilhadeira, Bolo de Casamento, Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, Inversor de Frequência, Eletricista Industrial, Pedreiro de Alvenaria, Soldador de Estruturas e Tubulação em Aço com Carbono, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Introdução a Redes, Injeção Eletrônica de Motocicletas, Básico de Eletricidade, Decoração de Bolos, Operações com Empilhadeira, Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, Operações com Empilhadeira, Trabalho em Altura, Segurança e Instalações e Serviços com Eletricidade, Técnico em Automação, Condicionador de Ar Tipo Split System, Decoração de Bolos, Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em Suas Proximidades – Atualização.

São 880 vagas distribuídas para as cidades de Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Recife, Caruaru e Petrolina, todas no Estado de Pernambuco. As vagas são para turmas a partir do dia 13 de abril até o dia 20 de maio. Conforme regras do Senai, os cursos são pagos.

Os interessados poderão comparecer nas secretarias das escolas que ofertam os cursos para efetivação da inscrição. Para realizar a matrícula, o indivíduo deve levar RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Para mais informações, o interessado poderá ligar no 0800-600-9606.

Vagas SENAC

Os cursos que terão vagas ofertadas são os seguintes:

  • Agente de Alimentação Escolar;
  • Assistente Administrativo;
  • Auxiliar de Cozinha;
  • Barbeiro;
  • Bombeiro Civil;
  • Costureiro;
  • Garçom;
  • Modelista;
  • Organizador de Eventos;
  • Padeiro;
  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Nutrição e Dietética;
  • Técnico em Secretariado.

 

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 22 e 26 de abril na Unidade Educacional ou entidade parceira onde o curso é ofertado. Para essa seleção as vagas são para o Distrito Federal. Sendo assim, as aulas terão início em maio e serão realizadas nas unidades do Senac de Ceilândia, Gama, Taguatinga, Plano Piloto (903 Sul), Jessé Freire (SCS), Sobradinho, TTH (Gastronomia) e Ações Móveis (instituições parceiras).

Para concorrer, o candidato deverá atender aos requisitos de acesso do curso escolhido, estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica (Ensino Fundamental ou Ensino Médio) e ter renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos. 

No ato da inscrição, o candidato deverá estar com documento oficial com foto e CPF, comprovante da escolaridade exigida para o curso e carteira de trabalho ou autodeclaração e baixa renda. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição e a quantidade de vagas oferecidas no curso desejado.

Ceilândia
Endereço: QNN 01, Conj D, Lotes 4/6, Avenida Hélio Prates, Ceilândia Centro
Informações: 3373-8877
Cursos: Assistente Administrativo (30 vagas)
Total de vagas: 30

Gama
Endereço: Quadra 5, Conj F, Lote 7, Setor Sul – Gama
Informações: 3484-4128/3484-7704
Cursos: Técnico em Secretariado (10 vagas)
Total de vagas: 10

Jessé Freire
Endereço: SCS Quadra 6, Bloco A, Edifício Jessé Freire 1º andar. Asa Sul/DF
Informações: 3226 5235
Cursos: Técnico em Administração (15 vagas) e Técnico em Secretariado (30)
Total de vagas: 45 vagas

Gastronomia
Endereço: SCS Quadra 5, Bloco C Asa Sul – Brasília/DF
Informações: 3224-5210
Cursos: Organizador de Eventos (20 vagas) e Padeiro (2 vagas)
Total de vagas: 22

Taguatinga
Endereço: Setor QNG, Área Especial nº 39. Taguatinga Norte/DF
Informações: 3354-6540
Curso: Técnico em Nutrição e Dietética (30 vagas)
Total de vagas: 30

Plano piloto (903 Sul)
Endereço: SEUPS 703/903, Lote A, Asa Sul.
Informações: 3217-8833/3217-8821
Curso: Bombeiro Civil (60 vagas)
Total de vagas: 60

Sobradinho
Endereço: Área Especial nº 5, Quadra 4, Conjunto E, Sobradinho I/DF
Informações: 3591-8877
Cursos: Costureiro (10 vagas), Barbeiro (10 vagas), Modelista (10 vagas), Garçom (15 vagas) – Este curso será realizado no Ministério da Justiça – Restaurante SENAC – Esplanada dos Ministérios
Total de vagas: 45

Ações Móveis (Parcerias)

Santa Maria
Local: Administração Regional de Santa Maria
Endereço: QC1, Área Especial, lote B.
Informações: 3393-9908
Cursos: Costureiro (40 vagas)
Total de vagas: 40

Recanto das Emas
Local: Recanto das Artes
Endereço: Av. Recanto das Emas, QD 102. Área Especial
Informações: 98625-6034 / 3447-8902
Cursos: Barbeiro (20 vagas)
Total de vagas: 20

Paranoá
Local: Administração Regional do Paranoá
Endereço: Praça Central – s/n lt 1 – Paranoá/DF
Informações: 3214-3009/ 9 8625 6610
Cursos: Auxiliar de Cozinha (20 vagas)
Total de vagas: 20

São Sebastião
Local: Administração Regional de São Sebastião
Endereço: Quadra 101 Área Especial S/N – São Sebastião/DF
Informações: 9-96766171
Cursos: Agente de Alimentação Escolar (20)
Total de vagas: 20

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.