Senai disponibiliza 1.525 vagas em cursos técnicos gratuitos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. A boa notícia é que nesta segunda-feira, 06 de maio, o período de inscrições para cursos profissionalizantes do SENAI foi aberto.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 73,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 541 unidades fixas e 452 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sobre os cursos

O SENAI anunciou recentemente a abertura de novo edital com oportunidades para diversos cursos técnicos e de qualificação. Segundo o documento publicado, serão oferecidas nada menos que 1.525 vagas nas modalidades presencial e semipresencial.

O curso, voltado para pessoas de baixa renda com objetivo de inserção no mercado de trabalho e/ou recolocação profissional, está previsto para ter início nos meses de julho, agosto e setembro.

As oportunidades são para diversas áreas, como por exemplo, construção civil, alimentação, gestão e vestuário. As vagas são para Instalador de Jardinagem e Paisagismo; Assistente de Controle de Qualidade; Modelagem Industrial; Sistemas Eletrônicos de Segurança; Assistente Administrativo; Operador de Computador; Pedreiro de Alvenaria; e Técnico em Administração.

Os alunos vão atuar nas unidades do Senai em Taguatinga, Brazlândia, Gama e Sobradinho.

Os cursos técnicos têm carga horária de 1.200 horas, enquanto os de qualificação têm duração de 200 a 800 horas. Quem obtiver o aproveitamento mínimo, receberá o diploma técnico.

Matrículas

Para os cursos técnicos de nível médio, serão necessários ter no mínimo 16 anos; e ter concluído ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para qualificação, os pré-requisitos de idade ou de escolaridade podem ser conferidos através do site oficial.

As vagas serão preenchidas através de ordem de chegada. As matrículas poderão ser feitas entre junho e setembro, de forma escalonada.

Para os cursos presencialmente, as matrículas podem ser feitas nas centrais de atendimento de cada unidade, das 8h às 21h. Nos cursos semipresenciais, a pré-matrícula deve ser realizada através do site oficial.

Após etapa online, os candidatos terão, no máximo, dois dias úteis para comparecer à unidade e apresentar a documentação solicitada. Para matrícula, os interessados deverão apresentar: CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e documento oficial com foto. Todos os documentos devem ter original e cópia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.