MEC oferta 30 bolsas de estudo na Irlanda com despesas pagas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), oferta bolsas de especialização em educação. O curso, cuja oferta é de 30 vagas (06 para cada região brasileira), será realizado no Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda.

A pasta desempenha um papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. Podem participar desta oportunidade, Diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos que atuam nas escolas de educação básica.

De acordo com infirmações do CAPES, o curso acontecerá entre junho de 2019 e maio de 2020. Eles poderão atuar na rede pública, privadas sem fins lucrativos e nos colégios militares. Ele tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais que atuam na gestão pedagógica das escolas.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 18 horas do dia dia 30 de maio. 

Requisitos

O candidato deverá atender a todos os requisitos do edital, entre eles, ter obtido nota mínima estabelecida para o teste de proficiência em língua inglesa, possuir graduação em Licenciatura, estar exercendo o cargo de diretor, de coordenador ou de supervisor pedagógico, ser brasileiro, ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.

Segundo o CAPES, o interessado deverá elaborar um projeto de trabalho para aperfeiçoamento da gestão pedagógica a partir da sua própria experiência profissional e da realidade socioeducacional da unidade escolar em que atua. Além disso,Também é preciso possuir passaporte válido até setembro de 2020, no mínimo.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá atualizar previamente seu currículo na plataforma eletrônica da Capes. Lá, o interessado deve fornecer todas as informações referentes a sua formação acadêmica e sua atuação profissional na educação básica. Em seguida, deverá acessar a página de inscrição, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos.

A seleção será realizada em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, compreende a verificação dos requisitos de participação e dos documentos obrigatórios. A segunda etapa, de caráter classificatório, consiste na classificação dos candidatos de acordo com a pontuação obtida pelo currículo e apresentação do projeto. A terceira e última etapa refere-se à verificação de que o candidato classificado apresentou, dentro do prazo estabelecido, a cópia do passaporte válido e o comprovante de proficiência com a nota mínima exigida.

Benefícios

Os candidatos selecionados receberão apoio para a participação no curso de especialização em educação, que terá duração de 12 (doze) meses. Entre os benefícios concedidos, estão:

passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional;

auxílio-instalação no valor € 1.300,00 (mil e trezentos euros); ajuda de custo no valor de € 400,00 (quatrocentos euros) mensais;

deslocamento na Irlanda: aeroporto/universidade/aeroporto; e

alojamento em instalações do Mary Immaculate College; taxas escolares e materiais didáticos do curso.

O prazo para o início da implementação do projeto é de até seis meses após o retorno do bolsista ao Brasil.

Confira o edital

Atualize seu currículo na plataforma Capes

Acesse a página de inscrição para concorrer a bolsa na Irlanda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.