Educação

Cursos do MEC preparam professores para elaborar aulas online

A nova realidade engajou a criação de capacitações voltadas para educadores que lecionam a distância

Professores que desejam aprimorar suas habilidades acerca das aulas online podem contar com capacitações gratuitas do Ministério da Educação (MEC). A pasta lançou cursos que ensinam técnicas específicas para quem leciona a distância.

Logo após o início da pandemia as escolas de todo o Brasil precisaram fechar suas portas. Desse modo, educadores e estudantes se adaptaram a uma nova realidade para o ensino, assim como para a aprendizagem.

Atualmente, a maioria dos alunos têm recebido seus conteúdos em casa por meio da internet ou com materiais didáticos retirados nas instituições. Entretanto, muitos professores ainda sentem com a falta de conhecimento para elaborarem as aulas.

Com os cursos disponibilizados pelo MEC, os professores poderão entender como criar videoaulas mais envolventes e com maior qualidade. Além disso, aprenderão métodos variados de ensino à distância.

Cursos oferecidos

Atualmente há três capacitações disponibilizadas na plataforma lançada pelo MEC:

  • “Como Preparar Videoaulas”
  • “Mediação em Ensino a Distancia”
  • “Desenho Didático para Ensino Online”

No mês de fevereiro de 2021 a oferta de cursos aumentará, com os títulos:

  • “Multimeios em Educação”
  • “Psicologia na Educação”

A saber, todos os cursos oferecidos acontecem online. Ou seja, não há aulas presenciais e, dessa forma, não há a necessidade de se colocar em risco durante a pandemia do novo coronavírus que ainda acontece.

Voltados para professores da educação básica

De acordo com o MEC os cursos têm o objetivo de preparar os atuais e futuros professores da educação básica para a realidade das aulas online. Além disso, visa capacitá-los para trabalhar com ferramentas online e digitais de modo geral em sala de aula.

Segundo a pasta, os educadores poderão aplicar seus conhecimentos obtidos nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem nas escolas ou então ao oferecer aulas a distância.

O aperfeiçoamento vem à calhar, uma vez que muitos profissionais da educação relataram ter dificuldades para se adaptar às atividades online.

As inscrições para os cursos do MEC podem ser realizadas no site: eskadauema.com até o dia 13 de novembro.

Não deixe de ler também – Educação no campo: Instituições levam cursos para áreas rurais