O currículo do candidato é uma espécie de vitrine profissional, por isso, é necessário que elabore um documento profissional objetivo, organizado e dinâmico.
A objetividade nas informações é fundamental para o destaque de um currículo na era digital, visto que, cada vez, as empresas estão cada vez buscando por profissionais resilientes e capacitados.
Ao elaborar um currículo objetivo, você – na condição de candidato – deve prezar pela organização das informações. Dessa forma, irá elevar suas chances de obter sucesso ao destacar o seu perfil no mercado atual.
Seus dados pessoais devem ser inseridos de forma objetiva, evitando informações excessivas e desnecessárias, como números referentes à documentação pessoal, por exemplo.
É importante que tenha clareza sobre o seu objetivo no mercado atual. Por isso, caso tenha essa definição, informe o seu cargo, considerando a sua área de atuação e o nível hierárquico, de forma simples e direta. Por exemplo: gerente de faturamento; analista de atendimento ao cliente; assistente de vendas; auxiliar de logística etc.
Descreva a sua trajetória profissional de forma objetiva. Sendo assim, informe o nome das empresas pelas quais passou e o seu respectivo período de atuação.
Suas principais atividades exercidas requerem pequenos apontamentos na elaboração do seu currículo. Lembre-se de que o seu documento profissional será explorado futuramente durante uma entrevista de emprego.
Por isso, não é viável inserir uma narrativa concreta durante a construção do seu documento profissional. Visto que narrativas inteiras podem fazer com o seu currículo seja descartado, sem que seja devidamente analisado, fazendo com que você crie um processo contraproducente para sua carreira profissional.
A mesma lógica deve validar as informações sobre a sua escolaridade. Sendo assim, destaque informações sobre seus cursos concluídos e cursos em andamento. É importante mencionar que o candidato deve construir o seu currículo prezando pela ordem cronológica inversa, ou seja, descreva as suas experiências destacando as informações atuais.
O Linkedin pode ser uma ferramenta relevante para o seu direcionamento profissional. É aconselhável que mantenha o seu perfil atualizado e direcione os envios na ferramenta online.
Faça adaptações dos pontos citados e eleve a sua visibilidade profissional de forma positiva, alcançando seus objetivos em longo prazo dentro do mercado atual e suas novas necessidades.