Empregos

Currículo: dicas importantes e objetivas para organizar as informações do seu perfil

Para elaborar um currículo que seja objetivo dentro da dinâmica no mercado de trabalho atual, o candidato deve considerá-lo como parte de um processo resiliente e dinâmico.

Currículo: dicas importantes e objetivas para organizar as informações do seu perfil

O profissional que analisa o currículo do candidato possui pouco tempo hábil para essa filtragem inicial. Por isso, o destaque do seu currículo se dá pela sua objetividade e organização visual. 

Considere destacar os pontos principais do seu currículo de maneira sucinta. Organize o seu documento profissional para que não haja nenhuma espécie de poluição visual, fazendo com que o seu currículo seja descartado, sem que seja devidamente analisado.

Informações pessoais

Destaque seus dados pessoais de maneira objetiva, evitando excessos de informações. Sendo assim, informe poucos meios de contato e fique disponível em todos eles. Além disso, não informe números de documentos ou dados de filiação, por exemplo.

Objetivo

O objetivo pode ser completo, contudo, ele precisa ser direto. Sendo assim, informe o cargo pretendido dentro da sua área de atuação e a hierarquia atual. Por exemplo: auxiliar de logística; assistente de vendas; analista de faturamento; gerente de marketing digital etc.

Experiência profissional

A descrição de sua trajetória profissional é bastante relevante durante a análise feita pelo profissional de recrutamento seleção. Por isso, faça pequenos apontamentos sobre resultados e crescimento de carreira, por exemplo.

Não deixe de informar o nome das empresas nas quais atuou e o período trabalhado. É válido ressaltar que as informações na descrição do seu currículo precisam ser inseridas de maneira objetiva, através da ordem cronológica inversa, por isso, priorize dados atuais.

Escolaridade

As informações sobre sua carreira acadêmica também precisam de assertividade. Informe cursos concluídos e cursos em andamento, além de  atualizar o status de cursos trancados. É válido ressaltar que o candidato deve informar o nome da instituição de ensino, bem como, qual é o curso realizado e a data de conclusão.

Caso seja um estudante, não deixe de informar a previsão de término do seu curso atual e se estuda de maneira online ou presencial, já que esse é um ponto relevante para algumas empresas.

Atualize e direcione o seu perfil no LinkedIn

Por fim, não deixe de atualizar o seu currículo no LinkedIn, considerando a viabilidade da plataforma dentro da dinâmica do mercado atual, já que essa é uma ferramenta muito utilizada e pode ser de grande valia para o direcionamento do seu processo profissional.