QWERTY: Por que as letras do teclado não estão em ordem alfabética?

É comum pensarmos o ordenamento das letras na ordem alfabética. Contudo, o teclado dos computadores e notebooks que tanto usamos no nosso dia a dia não traz as letras em ordem alfabética. Você já observou isso? Bom, certamente a organização das letras do teclado já causou dúvida e curiosidade em muita gente.

Nem tudo se sabe sobre como o teclado “universal”, como conhecemos hoje, foi desenvolvido. No entanto, o que se sabe é que esse modelo usual foi tomado de empréstimo das primeiras máquinas de escrever da história.

Sobre o QWERTY

O teclado recebeu o nome de QWERTY devido às seis primeiras letras da primeira fileira e, como mencionado, o seu layout replica o das antigas máquinas. O padrão criado e patenteado por Christopher Latham Sholes para uma das primeiras máquinas de escrever, surgiu em meados de 1868.

Mas por que Scholes não organizou as letras em ordem alfabética? Uma das respostas a essa pergunta é que a disposição das letras tal como conhecemos no QWERTY decorre das necessidades mecânicas dos primeiros modelos de máquinas de escrever.

Tais modelos apresentavam falhas mecânicas que faziam com que que faziam com que os tipos que ficavam lado a lado no teclado encavalassem quando digitados rapidamente. Nesse sentido, a criação da sequência QWERTY tinha como objetivo separar as letras mais usadas no inglês, de modo que o processo de digitação pudesse ocorrer mais rapidamente. Ou seja, a sequência contempla a escrita do inglês.

Apesar de mais tarde terem surgido outros padrões, como o padrão Dvorak, criado por August Dvorak e William Dealey em 1936, por exemplo, foi o QWERTY que ganhou popularidade.

Há diversos padrões com tipos de teclado que se adequam às necessidades de cada idioma, como o HCESAR, voltado para a língua portuguesa. No entanto, os usuários já estão acostumados com o padrão norte-americano, de modo que segue sendo o usual.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos gratuitos.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.