Quando e como surgiram os sinais de pontuação?

Antes da escrita chegar ao formato que conhecemos e usamos hoje, ela passou por diversas transformações. A história da escrita nos mostra que diversos elementos vieram aos poucos, com o passar dos séculos como, por exemplo, o espaçamento entre as palavras e a acentuação.

Outro elemento que surgiu após séculos desde a invenção da escrita foram os sinais de pontuação. Apesar de hoje serem indispensáveis no sistema de escrita ocidental, os sinais de pontuação nem sempre estiveram no dia a dia dos letrados. Inclusive, os diferentes sinais surgiram em períodos diferentes. 

Só a partir do século XVII é que a pontuação entrou plenamente em uso. A maioria dos sinais de pontuação apareceu na Europa entre os séculos XIV e XVII. 

De acordo com o linguista Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin, da Universidade de São Paulo (USP), “Eles [os sinais de pontuação] nasceram para facilitar a leitura e a compreensão dos textos”. Certamente a leitura sem sinais como ponto, vírgula e interrogação, por exemplo, causava muita confusão.

Nesse sentido, os sinais de pontuação têm como objetivo tonar a leitura mais simples e de melhor entendimento. No entanto, nem sempre os sinais tiveram as mesmas funções que conhecemos hoje. 

O ponto final, por exemplo, que surgiu ainda no Egito Antigo e é o mais antigo sinal de pontuação, era usado em textos poéticos e no ensino de crianças na escrita hierática. Porém, à medida que os jovens ficavam fluentes na leitura, os pontos eram retirados.

Período de surgimento dos sinais

  • Ponto final (.) – surgiu 3000 a.C.;
  • Interrogação (?) e exclamação (!) – surgiram no século XIV;

  • Vírgula (,) e ponto e vírgula (;) – surgiram no século XV;

  • Dois pontos (:) – surgiu no século XVI;

  • Aspas (“”) – surgiu no século XVII.

E aí? Curtiu saber mais sobre os sinais de pontuação e sobre a história da escrita? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.