Quer ler mais? Veja 6 dicas para escolher os livros certos

Ler é um hábito que só traz benefícios. Faz bem à mente, proporcionando melhorias no aprendizado, na memória, estimulando a criatividade e poder de empatia. Ou seja, são muitas as vantagens em apostar nos livros como hobbies, deixando um pouco a tecnologia de lado.

Aliás, os livros, hoje, podem ser lidos através de bons aparelhos tecnológicos, como é o caso do Kindle, por exemplo. Portanto, não há desculpas para deixar esse hábito de longe.

Para lhe dar uma ajudinha, selecionamos seis dicas para escolher bons livros e ter muito mais vontade de ler com frequência!

Comece com seus interesses

Ler sozinho não é como ler para algum objetivo, como as obras literárias obrigatórias para o vestibular, por exemplo.

Mesmo que você provavelmente acabe amando alguns dos livros que leu a pedido da escola e queira ler mais desses autores, é bacana enveredar para outros campos.

Você pode começar a escolher algo relacionado aos seus interesses, seja artes marciais, música, computadores ou design de moda, o que acha? Esse é um ótimo caminho para ler livros realmente interessantes, construindo um verdadeiro hábito.

Ache o seu “tipo” de livro

Você prefere ficção ou não ficção (ou ambos os estilos)? Livros de ficção, como romances ou coleções de contos podem transportá-lo para outro mundo ou ajudá-lo a imaginar algo além de sua própria experiência.

Mas vale saber que nem toda ficção é igual – talvez você goste de clássicos, de fantasia ou ficção científica, romances de mistério ou histórias de fantasmas. Ou talvez a ficção histórica seja mais a sua praia. Experimente uma variedade de tipos de ficção e veja o que você prefere.

Já os livros de não ficção fornecem quem, o quê, quando e por quê de algo. Eles contam histórias usando fatos – mas isso não significa que sejam maçantes. Podem ser super envolventes e empolgantes. Livros de não ficção podem trazer à vida a história de políticos e artistas famosos, narrar guerras do começo ao fim… Enfim, inspiram da mesma maneira.

Aposte em livros híbridos

Livros híbridos são aqueles que mesclam texto com imagens. É o caso dos quadrinhos. Podem ser de ficção ou inspirados na vida real. Persépolis é um exemplo super legal disso.

Leia mais – ENEM: Livros que podem contribuir para os estudos

Conheça a história antes

As resenhas e citações na contracapa de muitos livros, as conhecidas “sinopses” dão uma ideia do que o livro trata, mas também podem ajudá-lo a escolher livros futuros.

Se você encontrar um livro de que realmente goste, reserve um minuto para ler as resenhas (se houver) e veja quais autores elogiaram o livro.

Descubra os livros favoritos da família

Qual era o livro favorito de sua mãe quando ela tinha sua idade ou o de seu pai? Descubra e leia!

O mais legal é que você pode compartilhar as suas impressões sobre esses livros tão importantes com eles depois.

Entre em grupos de leitores

Reúna seus amigos e troque recomendações de autores, estilos literários e tipos de histórias. A maioria das redes sociais também tem grupos de leitores, trocas de ideias sobre livros e até de doações de exemplares.

E então, curtiu as dicas para ler mais e escolher os livros certos para você?

Não deixe de conferir também outro artigo interessante:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/aplicativos-de-resumos-de-livros-estudos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.