Curiosidades: Qual é a origem dos sobrenomes brasileiros?

Os sobrenomes surgiram da necessidade de criar mais distinções para as pessoas não se confundirem umas com as outras. Os sobrenomes são a parte do nome do indivíduo que se relaciona com a sua ascendência. Ou seja, atualmente os sobrenomes são passados dos pais para os filhos.

No entanto, para criar os sobrenomes quando eles ainda não existiam, os seres humanos buscaram inspiração em diversos elementos, alguns deles são a geografia e a vegetação. Desse modo, diversos sobrenomes que usamos atualmente têm origem em nomes de plantas e árvores. Um bom exemplo disso é o “Oliveira”. Acredita-se que a primeira pessoa a usar esse nome era um proprietário de uma plantação de oliveiras, a árvore que produz a azeitona.

Mas de onde vêm os sobrenomes brasileiros?

Todos sabem que, antes de se tornar um país, o Brasil foi colônia de Portugal e desse período colonial veio a herança da língua portuguesa como língua majoritária e oficial. Nesse sentido, a maioria dos sobrenomes brasileiros tem origem portuguesa. Assim, a maioria surgiu antes mesmo dos portugueses chegarem ao território que hoje corresponde ao Brasil.

Além de muitos herdarem os sobrenomes dos portugueses por questões de genealogia, muitos escravizados adotavam nomes portugueses após serem libertos.

Nesse sentido, são comuns nomes como “Silva”, “Santos” e “Pereira”, por exemplo. O sobrenome “Silva” teve origem no Império Romano, onde designava moradores de regiões de matas. O registro mais antigo de “Silva” no nosso país é datado de 1612. “Pereira”, por sua vez, teria surgido em referência a uma propriedade com plantação de peras e foi usado pela primeira vez por um rico e poderoso senhor português do século XIII.

Já o sobrenome de “Santos” tem origem religiosa. Como o Reino de Portugal era cristão, era comum o uso de nomes bíblicos e do universo católico. Nesse sentido, os nascidos no dia 1º de novembro – o Dia de Todos os Santos – recebiam o sobrenome de “Santos”.

Cada sobrenome têm sua própria origem e referência. No Brasil, além dos nomes portugueses, é comum encontrar nomes que se originaram na Espanha e em diversos outros lugares, por conta do período de colonização e dos fluxos de migração.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais textos como este.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.