Curiosidades: As maiores erupções vulcânicas da história

Já falamos sobre como funciona a atividade vulcânica e agora resolvemos expor uma curiosidade. Quais as maiores erupções vulcânicas que existiram no mundo?

Ainda que nossa espécie tenha sido capaz de registrar com precisão informações científicas por um curto período de tempo, temos a capacidade de estimar o tamanho e a força explosiva de vulcões históricos e pré-históricos.

Veja a seguir as maiores erupções registradas na história!

Erupção de Tambora (1815)

A maior entre as erupções vulcânicas desde o surgimento da ciência moderna seria, sem dúvida, o Tambora. Depois de mostrar sinais de vida em 1812, o vulcão entrou em erupção com força extrema em 1815.

Em comparação, a erupção produziu mais de 150 vezes a quantidade de material vulcânico do que a erupção de 1980 de Mount St. Helens. Foi registrado como 7 na escala do Índice de

Explosividade Vulcânica

Infelizmente, foi responsável pela maior perda de vidas por erupções vulcânicas na história da humanidade, já que cerca de 10 mil pessoas morreram diretamente da atividade vulcânica e mais de 50 mil outras morreram de fome e doenças pós-erupção. Além disso, foi responsável por um inverno vulcânico que baixou as temperaturas em todo o mundo.

Erupção do Monte Toba (74 mil anos atrás)

Os realmente grandes existiram muito antes da história escrita. A maior desde a ascensão dos humanos modernos, consistiu na grande erupção do Toba. Produziu cerca de 2.800 quilômetros cúbicos de cinzas, cerca de 17 vezes a da erupção do Monte Tambora.

Como a explosão de Tambora, Toba provavelmente produziu um inverno vulcânico devastador. Os estudiosos pensam que isso pode ter dizimado a população humana primitiva. A erupção baixou as temperaturas de 3 a 5 graus Celsius por vários anos depois.

Erupção de La Garita Caldera (28 milhões de anos atrás)

A maior erupção da qual temos evidências sólidas na história geológica é a erupção La Garita Caldera durante a Época Oligocena.

A erupção foi tão grande que os cientistas recomendaram uma classificação de 9,2 na escala VEI de 8 pontos. La Garita colocou 5 mil quilômetros cúbicos de material vulcânico em jogo e registrou-se 105 vezes mais potência do que a maior arma nuclear já testada.

Pode haver outros maiores, mas quanto mais recuamos no tempo, a atividade tectônica se torna cada vez mais responsável pela destruição das evidências geológicas.

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Leia também – Vulcão: Como funcionam essas estruturas geológicas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.