Curiosidade: 10 línguas mais faladas no mundo

Existem quase sete mil línguas faladas ativamente no mundo atualmente, embora apenas 6% delas tenham mais de um milhão de falantes cada. À medida que a globalização se torna mais comum, o mesmo acontece com o aprendizado de línguas.

Pessoas em muitos países diferentes veem o valor de aprender uma língua estrangeira para melhorar suas relações comerciais internacionais. Aqui no Brasil isso não é diferente. Afinal, percebemos a necessidade de se aprimorar em um segundo idioma para conseguir boas chances de emprego e reconhecimento.

Por isso, o número de pessoas que falam determinados idiomas continuará a aumentar. Existem 10 idiomas que atualmente dominam o globo.

Veja abaixo uma lista com os mais populares falados em todo o mundo, juntamente com o número de países onde cada um se estabelece e o número aproximado de falantes primários desse idioma:

  • Chinês / mandarim – 37 países, 13 dialetos, 1.284 bilhões de falantes
  • Espanhol – 31 países, 437 milhões
  • Inglês — 106 países, 372 milhões
  • Árabe – 57 países, 19 dialetos, 295 milhões
  • Hindi – 5 países, 260 milhões
  • Bengali – 4 países, 242 milhões
  • Português – 13 países, 219 milhões
  • Russo – 19 países, 154 milhões
  • Japonês – 2 países, 128 milhões
  • Lahnda – 6 países, 119 milhões

As línguas da China

Com mais de 1,3 bilhão de pessoas vivendo na China hoje, não é surpresa que o chinês seja a língua mais falada. Devido ao tamanho da área e da população da China, o país é capaz de sustentar muitos idiomas únicos e interessantes. Quando se fala em línguas, o termo “chinês” abrange pelo menos 15 dialetos falados no país e em outros lugares.

Como o mandarim consiste no dialeto mais comumente falado, muitas pessoas usam a palavra chinês para se referir a ele. Embora cerca de 70% do país fale mandarim, muitos outros dialetos são utilizados pela população. As línguas são mutuamente inteligíveis em vários graus, dependendo de quão próximas as línguas estão umas das outras.

Os quatro dialetos chineses mais populares são o mandarim (898 milhões de falantes), Wu (também conhecido como dialeto de Xangai, 80 milhões de falantes), Yue (cantonês, 73 milhões) e Min Nan (taiwanês, 48 ??milhões).

Leia também  – Como funciona o sistema de educação na China?

Por que existem tantos falantes de espanhol?

Embora o espanhol não seja uma língua comumente falada na maior parte da África, Ásia e na maior parte da Europa, isso não o impediu de se tornar a segunda língua mais falada. A difusão da língua espanhola está enraizada na colonização.

Entre os séculos 15 e 18, a Espanha colonizou grande parte do Sul, Central e também grandes partes da América do Norte. Antes de serem incorporados aos Estados Unidos, lugares como Texas, Califórnia, Novo México e Arizona faziam parte do México, uma ex-colônia espanhola.

Embora o espanhol não seja uma língua comum para se ouvir na maior parte da Ásia, é muito comum nas Filipinas porque também foi uma colônia da Espanha.

Assim como o chinês, existem muitos dialetos do espanhol. O vocabulário entre esses dialetos varia muito, dependendo do país em que se está. Sotaques e pronúncia também mudam entre as regiões. Embora essas diferenças dialéticas possam às vezes causar confusão, elas não bloqueiam a comunicação cruzada entre os alto-falantes.

E então, gostou de conhecer mais sobre as línguas mais faladas no mundo?

Não deixe de ler também – Idiomas no Enem: Como escolher entre inglês e espanhol?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.