5 mulheres que lutaram contra o nazismo

Aqueles que “contam” a história muitas vezes nos fazem acreditar apenas em heróis homens, contudo, esse é um dos perigos da história única, como diria a escritora Chimamanda Ngozi Adichie. Diversas mulheres atuaram em muitos momentos históricos importantes, mas não tiveram sua luta reconhecida ou pouco se fala sobre a sua trajetória. 

Pensando nisso, apresentamos abaixo uma lista de cinco mulheres que lutaram ativamente contra o nazismo no período da Segunda Guerra Mundial. Confira abaixo!

Krystyna Skarbek

Krystyna Skarbek

Em primeiro lugar, apresentamos Krystyna Skarbek. Uma das primeiras mulheres a servir como agente britânica na Segunda Guerra Mundial, ela foi uma importante atuante contra as tropas nazistas. Seu papel era de atuar em uma rede de espionagem, mas ela chegou a trabalhar recrutando tropas e convencendo tropas inimigas a se render.

Lyudmila Pavlichenko

Já Lyudmila Mikhailovna Pavlichenko atuou na Segunda Guerra Mundial como uma franco-atiradora soviética. Há indícios de que, com 25 anos, ela já tinha matado cerca de 300 soldados nazistas. Até hoje, Lyudmila é considerada a franco-atiradora mais bem sucedida na história, tendo sido uma dura carrasca para os soldados nazistas.

Maryia Oktyabrskaya

Primeira mulher a conduzir um tanque na guerra, Maryia foi uma combatente russa da Grande Guerra Patriótica. Maryia teve seu marido morto pelas tropas nazistas. Desse modo, movida por um sentimento de vingança, ela decidiu vender todas as suas posses para comprar e pilotar um carro de combate. Ela teve forte atuação em campo. Em uma das ocasiões de combate, o seu carro foi atingido e ela saiu em pleno fogo cruzado para consertá-lo. Maryia recebeu o título de Herói da União Soviética.

Freddie Oversteegen

Já Freddie Oversteegen era uma holandesa. Considerada heroína durante a Segunda Guerra Mundial, ela ficou conhecida por seduzir nazistas em bares, levá-los até a floresta e depois assassiná-los. Freddie fazia isso junto com sua irmã Truus e mais uma amiga. Além disso, o trio também escondia e transportava crianças judias secretamente.

Hannie Schaft

Por fim, a última da nossa lista de mulheres que lutaram contra o nazismo é Hannie Schaft.  Amiga das irmãs Oversteengen, ela era a terceira integrante do grupo. No entanto, teve um fim mais duro do que o das irmãs que chegaram a receber honrarias pelo serviço prestado. Por ter cabelos vermelhos, Hannie era mais facilmente identificável. Desse modo, ela acabou sendo perseguida e assassinada pelos nazistas. Posteriormente, as suas amigas criaram a fundação Hannie Schaft em sua homenagem.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.