A cultura grega foi desenvolvida ao longo da Antiguidade e influenciou diversas civilizações. A saber, os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes, entre outros.
A importância da cultura grega foi tamanha que nem mesmo os romanos, quando invadiram a Península Balcânica, resistiram e foram influenciados pelos gregos.
A cultura grega poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Os aspectos da cultura grega estão ligados sobretudo à religião. Dado que a literatura, música, teatro eram inspiradas nos feitos dos heróis e nos deuses que viviam no Olimpo.
Ademais, as peças teatrais estavam presentes em todas as cidades, e tinham um lugar próprio para as encenações e variavam entre dramas e comédias.
A música, por exemplo, era entoada para animar banquetes e acompanhar eventos religiosos. Além disso, os esportes faziam parte da cultura grega, inclusive com a organização de competições.
A saber, a primeira Olimpíada aconteceu em 776 a.C na cidade de Olímpia e por isso ficou conhecido com Jogos Olímpicos ou Olimpíadas.
Separamos as principais características da cultura grega, veja!
Os gregos possuíam facilidade em realizar excelentes esculturas, por isso eles queriam retratar o corpo humano em sua perfeição.
Desse modo, músculos, feições, vestimentas, expressões eram retratados. As artes plásticas gregas influenciaram a arte romana e renascentista.
Atenas foi o palco do desenvolvimento filosófico grego no Período Clássico da Grécia. Portanto, os filósofos gregos pensavam e criavam teorias sobre a existência humana, comportamentos e sentimentos.
Podemos destacar dentre os principais filósofos gregos, Sócrates, Platão e Aristóteles.
Como falamos acima, os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia. Assim como atualmente, aconteciam de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia.
A saber, os jogos eram uma homenagem aos deuses gregos, e os atletas disputavam modalidades de corrida, arremesso de disco, entre outros.
Os gregos foram responsáveis por criarem vários mitos e lendas populares. Transmitiu-se as histórias de geração para geração.
Ademais, vale destacar que a mitologia grega era contemplada com diversos monstros, heróis, deuses, entre outros personagens.
O teatro era uma grande paixão na Grécia Antiga. Desse modo, as peças aconteciam em locais públicos abertos e os atores usavam máscaras.
As peças buscavam retratar o comportamento e conflitos dos seres humanos, através de comédias, dramas e sátiras. Podemos destacar Sófocles e Ésquilos como grandes escritores de peças gregas.
Atenas é considerada o embrião democrático. O povo ateniense, isto é, homens que nasceram na cidade, adultos e livres, podiam votar nas votações que ocorriam em praças públicas.
Isto é, eles decidiam de forma direta o que aconteceria na cidade-estado.
A música na Grécia Antiga podia ser dividida em dois gêneros musicais. Ou seja, o vocal e o instrumental que tinham como principais instrumentos a cítara, lira, salpinge se assemelhava ao “trompete”, a siringe também conhecida como “flauta de pã” e o aulo que assemelha-se a um “oboé duplo”. .
E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?
Não deixe de ler também – 5 grandes escolas da filosofia grega