Talvez o tomate cereja tenha esse nome por ser muito saboroso, principalmente em saladas: É a cereja do bolo! Você pode cultivar em casa o seu tomate cereja e é exatamente isso que vamos ensinar: como cultivar tomate cereja em casa, mesmo que more em um apartamento.
Quem sabe o primeiro cultivo de sua horta seja o de tomate cereja! Suas características específicas tornam essa fruta muito especial, afinal, é mais doce do que o tomate convencional, menos ácido e no tamanho certo da mordida!
Ao cultiver tomate cereja em casa, você garante que será mais saudável tanto para o corpo quanto para o meio ambiente, pois não vai colocar veneno nele. Além de ser fácil de cultivar, nada melhor do que acordar de manhã e achar tomatinhos vermelhos diretamente no pé!
Por isso, confira como fazer o cultivo:
O melhor lugar para cultivar tomate cereja é aquele em que a luz solar incide diretamente. Assim, se tiver que escolher entre o sol da manhã ou da tarde, escolha o local em que o sol bata diretamente de manhã.
No Brasil, a melhor época para fazer o plantio do tomate cereja é na primavera. Por outro lado, em países em que o inverno não é tão rigoroso, você pode cultivar o ano todo.
A sementeira é própria para quem tem sementes para germinar. Para fazer a sementeira, coloque as sementes em um pouco de terra ou em um pedaço de algodão ou papel toalha, deixando úmido diariamente. Além disso, o local deve possuir luz indireta.
Em poucos dias as sementes começam a germinar.
De início, deixe bem fofa a terra que você for transplantar as mudas. Por isso, se você for plantar em um vaso, use uma pazinha, mas, se for plantar na terra diretamente, use uma enxada.
Com a terra fofa, é mais fácil para a planta enraizar, sendo bem mais simples de cultivar tomate cereja em casa.
Além de deixar a terra macia, acrescente um substrato adequado, rico em matéria orgânica e minerais.
Se você for usar um vaso, não esqueça que ele deve ter furos ou um sistema de drenagem para que a água saia!
A hora certa de cultivar tomate cereja é quando a muda estiver com 3 pares de folhas. Para transplantar, siga as seguintes instruções, considerando a sua opção de plantio:
Antes de regar as plantinhas, verifique se a terra já está úmida, pois o excesso de água não é bom para os tomatinhos. Faça as regas se manhã bem cedo, ou à noite, pois, assim, o tomate consegue aproveitar a água antes de sua evaporação pelo sol.
Regue diretamente na terra, dando pouca água. Cuide para não molhar as folhas, pois isso favorece o desenvolvimento de fungos.
As estacas de madeira vão ajudar a prender o caule principal com ajuda de um barbante. Porém, cuide para não machucar a planta. Esses apoios ajudam o tomateiro a crescer de forma ordenada e na direção vertical, além de auxiliar na fixação da planta que é mole e tem a tendência de se curvar com o peso dos tomatinhos.
Após 90 dias do plantio, já é possível colher o tomate cereja. Por isso, quanto antes você plantar, antes vai colher e aproveitar todo o sabor dessa maravilha! Cultivar tomate cereja pode ser muito inspirador e divertido, pois você vê crescer de pertinho algo que se esforçou tanto para plantar!
Por fim, esperamos que as dicas tenham sido úteis e auxiliem na criação de sua plantação caseira! Siga nossas dicas e aproveite tudo que o cultivo sem agrotóxicos pode proporcionar para você e para todos que ama! Comece hoje mesmo sua hortinha e boa sorte no caminho!