Cuidar do emocional no trabalho é muito importante para garantir o bem-estar global do indivíduo. Afinal, quando as emoções não estão bem, o nosso corpo também pode sentir os reflexos disso, uma vez que somos seres inteiros, não em partes.
Logo, promover ações que contribuam para o mantimento da saúde emocional é algo que pode fazer a diferença no dia a dia de trabalho.
Porém, por onde podemos começar para atingir esse tipo de resultado? Quais passos contribuem para isso?
Neste texto, trouxemos algumas considerações para refletir sobre o assunto. Acompanhe-nos.
Obviamente, não existe um passo a passo certeiro de como cuidar do emocional no trabalho. Cada pessoa é única e lida com as emoções à sua maneira, mas, ao mesmo tempo, é possível implementar ações que podem ajudar a criar uma atmosfera mais saudável e equilibrada.
A seguir, descrevemos alguns desses pontos. Veja:
Conhecer a si mesmo é um passo bem interessante quando pensamos em como cuidar do emocional no trabalho. Afinal, como poderemos cuidar do que sentimos se, na prática, nem sabemos ao certo quem somos, como sentimos e por que sentimos? Pois é.
Por isso, refletir um pouco mais sobre si mesmo, sobre como as emoções o impactam, sobre a forma como você lida com cada uma delas, e assim por diante, é uma forma de construir inteligência emocional.
Por exemplo, se você sabe que fica facilmente abalado quando um trabalho não sai da forma como você gostaria, poderá se preparar emocionalmente para os contratempos.
Durante a prática do autoconhecimento nós temos a oportunidade de descobrir quais são os nossos limites. O que suportamos? O que não suportamos de forma alguma? Quais são os nossos limites no trabalho?
Ter essa consciência pode nos ajudar a respeitar mais a nós mesmos. Por exemplo, se você sabe que a carga X de trabalho é muito acima da média e prejudica o seu bem-estar, você terá maiores subsídios para negar essa demanda exagerada e cuidar do emocional no trabalho.
Analisar as emoções que são sentidas também é interessante. Quando elas aparecem? Quais foram os gatilhos? O que elas representam? Será que têm relação com a realidade ou a sua mente está aumentando a situação? Como você pode desabafar essas emoções? Com quem? Com qual frequência? Como você pode ressignificá-las? Entendê-las melhor?
Todas essas questões, e muitas outras, podem ajudar você na hora de cuidar do emocional no trabalho.
Por fim, não se esqueça de que não somos máquinas, somos humanos. Logo, é muito importante que respeitemos os nossos limites, dando um tempo quando as emoções parecerem intensas demais.
Essas pequenas pausas podem nos ajudar a refletir sobre o que está acontecendo, visando reorganizar os pensamentos e as situações com mais calma.
Consequentemente, essa é mais uma forma de cuidar do emocional no trabalho.
Priorize as pausas periódicas e considere-as como uma forma de restabelecer o equilíbrio quando necessário. 😉