Cuidar da saúde mental no home office é algo que pode fazer toda a diferença na qualidade de vida de qualquer pessoa. Afinal, por se tratar de um trabalho remoto, muitas vezes podemos cometer negligências que desgastam o nosso bem-estar e a nossa saúde como um todo.
Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e refletir com a gente sobre o assunto. Vamos lá?
Para cuidar da saúde mental no home office é necessário compreender que não existe uma “receita de bolo” quando se trata da mente humana. Isto é, existem medidas que são protetivas para o bem-estar mental, mas jamais devemos excluir a subjetividade do indivíduo.
Sendo assim, se você perceber que a sua saúde mental está abalada, seja por conta do home office ou por outros motivos, considere procurar o auxílio de um psicólogo, ok?
As considerações abaixo são apenas para que você possa refletir sobre o tema e analisar a sua rotina. 😉
Dito isso, vamos às sugestões:
Os limites de horário entre trabalho e vida pessoal devem ser bem nítidos. Não no sentido de que você será uma pessoa diferente em cada espaço, mas sim, no sentido de ter um horário para começar e terminar as suas atividades laborais. Assim, você evita aqueles momentos de estresse durante o jantar, por exemplo, ao tentar resolver algum problema do trabalho.
Cuide bem do seu espaço de trabalho, pois ele fará parte da sua vida a maior parte do tempo. Por isso, decore-o de uma maneira que lhe motive, arrume-o para ser confortável, escolha uma boa cadeira de trabalho, permita a entrada de luz natural no ambiente, e assim por diante.
Evite trabalhar ininterruptamente com aquela ideia de fazer “mais em menos tempo”. Afinal, o nosso cérebro não é uma máquina, e ele precisa de pausas para descansar e repor as energias ao longo do dia. Respeite esses limites orgânicos para manter a produtividade e cuidar da saúde mental no home office.
Cuidado com a mania de aceitar todas as demandas alheias, hein? Se você sente que tem medo de negar algumas coisas, fique atento! Esse tipo de comportamento pode estar sobrecarregando a sua agenda e impedindo você de cuidar da saúde mental no home office. Saiba analisar o que realmente vale a pena dizer “sim”.
Procure delegar aquelas atividades que apenas ocupam espaço na sua agenda, mas não têm tanto a ver com o seu escopo de trabalho. Isso também ajuda a cuidar da saúde mental no home office e ainda promove uma rotina mais equilibrada e produtiva.
Os hábitos saudáveis, sejam eles durante o trabalho ou fora dele, promovem um equilíbrio para a nossa saúde como um todo, incluindo a mental. Portanto, mantenha uma vida ativa, cuide da sua alimentação, hidrate-se adequadamente e priorize o seu sono. Essas pequenas ações de autocuidado podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa.