Os cuidados com o piercing precisam ser feitos com muita atenção e dedicação. No começo, pode ser incômodo, mas saiba que todas estas medidas são essenciais para garantir uma boa cicatrização e um efeito bonito na aparência.
Por isso, fizemos um breve checklist com tudo que você precisa seguir para ter ótimos resultados. Veja abaixo.
Os cuidados com piercing começam antes mesmo de você fazer a perfuração. Toda a preparação do organismo é essencial para que você tenha bons resultados. Veja:
O nosso corpo possui o tão conhecido “sistema imunológico“, que tem como objetivo recuperar o organismo quando adoecemos. E o mesmo vale para o processo de cicatrização.
Entretanto, alguns hábitos podem diminuir a nossa capacidade de recuperação. Por isso, é preciso que você prepare o seu corpo antes de simplesmente fazer um furo.
Até porque, na prática, o furo é uma agressão para o nosso corpo, e ele deverá “lutar” para curar. Sendo assim, procure criar uma rotina de hábitos saudáveis, antes de furar.
Para isso, faça exercícios, alimente-se de maneira leve e equilibrada, e evite alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, açúcar em excesso, etc.
A joia também precisa ser de boa procedência e de qualidade. Isto é, cuidado com o acabamento das peças, pois muitas pessoas podem desenvolver alergias ao níquel, e isso impedirá que a cicatrização ocorra.
Portanto, converse com o profissional body piercing e peça ajuda para escolher a melhor opção para você.
Depois da perfuração, você precisará se dedicar à higienização da região. Lembre-se que para o seu cérebro, o seu corpo foi agredido, e ele tentará expulsar a peça de todas as formas.
Por conta desse fator, é preciso que você mantenha a área sempre limpa, para facilitar o processo de cicatrização. Para isso, use um cotonete embebido em soro fisiológico para eliminar as sujidades na região.
Entretanto, um adendo: Não exagere na limpeza, ok? Como mencionamos, duas limpezas diárias são o suficiente. Mais do que isso você poderá acabar agredindo o furo, ao invés de cuidar do mesmo.
Sempre que você for manipular a joia ou higienizar o seu furo, lembre-se de lavar bem as mãos. Grande parte das pessoas se queixam de inflamação por simplesmente não se atentar aos cuidados com piercing mais importantes, que é o de tocar o local com as mãos esterilizadas.
Para isso, sabonete bactericida pode ser uma boa opção. Com as mãos limpas você evita de levar bactérias, oleosidade e outras sujidades ao local do furo.
A salmoura é um dos cuidados com piercing mais recomendados por body piercing. Para isso, você deverá amornar 100 ml de água e acrescentar 2 colheres de chá de sal.
Misture bem e use um cotonete para mergulhar na mistura de água e sal e aplicar sobre o furo. Faça isso pelo menos 3 vezes por dia, até a cicatrização finalizar. Você pode aplicar logo depois da higienização e a terceira vez pode ser aplicada no meio da tarde.
Com todos estes cuidados você poderá ter uma cicatrização mais rápida e saudável.