Os cuidados com a saúde mental durante as férias podem ajudá-lo a manter o bem-estar e, de quebra, a aproveitar ainda mais os momentos de diversão e descanso. Por isso, neste texto nós reunimos algumas considerações que podem ser úteis para você, visando oferecer algumas dicas que contribuem para os cuidados com a saúde mental nos momentos de pausa. Veja a seguir.
Os cuidados com a saúde mental durante as férias são extremamente importantes e podem fazer toda a diferença na hora de promover mais bem-estar e disposição no retorno ao trabalho e aos estudos.
Afinal, é neste momento que podemos recarregar as energias, fazer novas metas para o futuro e nos conectarmos com aqueles que amamos. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudá-lo a ter férias positivas:
Sabemos que nem sempre é fácil deixar os estudos e o trabalho em stand-by, especialmente quando eles ocupam uma carga horária expressiva do nosso dia. No entanto, durante as férias é muito importante que esse “desligamento” ocorra. Afinal, o nosso cérebro precisa desses momentos de descanso e de pausa para manter-se saudável e “funcionando” adequadamente.
Sabe aqueles hobbies que, às vezes, são deixados de lado por falta de tempo? Procure priorizá-los nas suas férias. Eles poderão ajudar na hora de se sentir mais motivado e feliz.
Portanto, separe blocos de tempo para praticar aquelas atividades que trazem alegria, satisfação e bem-estar para você. Afinal, as férias foram feitas para serem bem aproveitadas, concorda?
Aquelas pessoas que são importantes para você, mas que por algum motivo não estão sempre por perto, podem ser visitadas e conectadas neste momento. Fortalecer o laço com familiares e amigos, durante os momentos de lazer das férias, é uma forma de se sentir parte de uma comunidade, o que aumenta a autoestima e nos ajuda a enfrentar as situações difíceis da vida.
Ter bons hábitos, durante todo o ano, é primordial – e nas férias não é diferente. Por isso, quando pensar nos cuidados com a saúde mental durante as férias, considere ter uma rotina de exercícios físicos e cuidado para não exagerar na alimentação pobre em nutrientes. Isto é, evite consumir alimentos que fazem mal à saúde, mantendo o equilíbrio e nutrindo-se com frutas, verduras e legumes.
Isso porque a saúde do nosso corpo está intimamente relacionada à nossa saúde mental.
Se você tem parentes ou colegas que o visitam apenas durante as férias, mas que, por algum motivo, são tóxicos e não fazem bem a você, não se sinta obrigado a recebê-los. Não é porque uma pessoa é nossa parente que devemos aceitar as suas ofensas e seus comportamentos tóxicos.
Priorize a sua saúde mental nessas férias e cuide de você! Pois quem estará contigo durante todo o ano, e em absolutamente todos os momentos, novamente, será a sua companhia. 😉