Notícias

Cuidado, motorista! Veja quando deve se preocupar a respeito da suspensão de CNH por dívidas

Recentemente, informações a respeito sobre uma possível suspensão da CNH por dívidas começou a ser propagada. Acontece que, existem diversos fatores para isso ocorrer.

A seguir, você entenderá informações essenciais para evitar porque a sua CNH seja suspensa. Além disso, entenda quando é possível suceder isso a respeito de dívidas, sobre o processo de perda de pontos e o que fazer após tê-la suspensa.

Como ocorre a suspensão de CNH?

Muitos fatores podem gerar a suspensão da sua CNH. Um deles é perder pontos excessivamente em decorrência de infrações de trânsito, que podem ser cometidas até um certo limite.

Caso você não saiba qual o limite, é necessário entender um pouco sobre a legislação de trânsito brasileira para ficar ciente de todas as informações.

De acordo com a legislação de trânsito, é imprescindível o condutor ficar atento à quantidade de perda de pontos na CNH. Pois, além das infrações, na maior parte do tempo, há a cobrança das multas.

Desde abril de 2021 ocorreu a mudança no aumento dos pontos permitidos para perda na CNH, com algumas ressalvas.

Sobre a atualização da perda de pontos

Antes de 2021, a perda de pontos permitida era de até 20. Sendo assim, após isso, o condutor automaticamente teria a sua CNH suspensa. No entanto, a nova pontuação possibilitou uma progressão. Isto é, podendo haver a suspensão em caso de 30 ou 40 pontos perdidos.

A atualização ficou da seguinte maneira: o condutor somente terá sua carteira suspensa se conseguir atingir 40 pontos no caso não tenha nenhuma infração grave.

Porém, se o condutor tiver uma infração gravíssima, a sua carteira poderá ser suspensa caso ele perca 30 pontos.

Em caso de cometer duas infrações gravíssimas, a suspensão continua com o limite de pontos antigos, os quais são de 20.

Entenda quando há a suspensão da CNH por dívidas

Um novo fato ganhou força e repercutiu logo no início de 2023 com uma decisão que tornaria possível a suspensão da CNH por dívidas.

Para início de conversa, não são todas as dívidas que restringem o seu direito de dirigir. Assim como, esse fato não acontece da mesma forma que a perda de pontos.

O Supremo Tribunal Federal decidiu que se o condutor estiver sendo processado por dívidas de origem financeira e a outra parte solicitar que a ele seja aplicada essa sanção, será possível.

Não só a suspensão temporária, como também o congelamento do passaporte e a impossibilidade de participar de concurso público. A situação é suspensa apenas se o devedor regularizar as contas pendentes.

De fato, é uma sanção rigorosa. No entanto, assim que você realizar a quitação dos seus débitos, os seus direitos serão restabelecidos. Aliás, incluindo a retirada do seu nome na inclusão de empresas de restrição ao crédito. Ou seja, seu nome será limpo novamente.

Mas é importante frisar, que essa decisão não é absoluta e caberá ao juiz que estiver no caso decidir se vai optar ou não pela suspensão, e também pelo congelamento do seu passaporte.

Através da análise do caso concreto, será possível chegar a uma decisão pautada com imparcialidade.

O que fazer após a suspensão de CNH?

Bom, como foi possível visualizar acima, existem 2 maneiras de obter a sua CNH suspensa. Uma é através da aplicação de constantes infrações, até que atingir a quantidade de pontos suficientes para a perda.

A outra, é através da decisão judicial que permitirá ou não que a suspensão aconteça, bem como o congelamento do passaporte.

Caso você tenha o seu direito de dirigir suspenso, deverá aguardar o prazo estabelecido por lei para que seja dado a você a nova oportunidade de obter a sua CNH novamente. No entanto, o condutor deve realizar todo o processo de obtenção de carteira.

Caso seja pela decisão judicial em decorrência dos débitos, após a quitação deles, será possível rever a ação e solicitar o seu direito de dirigir de volta.

Recebendo essas orientações, ficará prático e simples resolver a suspensão da sua CNH, caso haja. Assim como, também ficar atento para que isso não aconteça a você, observando o que deve ou não ser realizado para evitar tal ação.

Mediante ao que foi esclarecido aqui, é possível ter pleno conhecimento sobre a suspensão da CNH por dívidas e, assim, se precaver referente a sua vida financeira também.